Obras de Fernando Lapa e Eugénio Amorim estreiam-se em Roma

3 meses atrás 161

O concerto, sob a direção musical do maestro Eugénio Amorim, é promovido pela Associação In Solitudinem Cantus, que tem como objetivos promover e divulgar a nova música sacra portuguesa.

A peça 'Ave Regina Coelorum', para soprano, coro, flauta, 'glockenspiel' e órgão, será interpretada pela soprano Leonor Pereira Pinto, pelo Coro da Paróquia da Sra. da Conceição do Porto e pelo organista Daniel Ribeiro.

Do programa consta ainda a peça 'Au Midi de 'Les Angelus'', do compositor francês Louis Vierne (1870-1937).

Nascido em Vila Real, em 1950, Fernando C. Lapa estudou no Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Composição.

Segundo dados divulgados pelo MIC, nos últimos 30 anos criou cerca de 300 obras, que abrangem diferentes géneros musicais, entre concerto, repertório sinfónico e coral-sinfónico, ópera, música de câmara, obras para instrumento solo, bandas sonoras para cinema e teatro.

Maestro, organista e compositor, Eugénio Amorim concluiu em 1988 os cursos superiores de Piano e Composição no Conservatório de Música do Porto, e concluiu, em 1993, uma Licenciatura em Música Sacra e o bacharelato em Direção de Orquestra, na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha.

De 1994 a 2010 foi maestro do Coro da Sé do Porto. Atualmente, leciona na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto.

Paralelamente, é investigador no âmbito de música portuguesa, sendo membro do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, ponde está a preparar a sua tese de doutoramento em Musicologia histórica.

Leia Também: Exposição em Lisboa conta a história e futuro do Museu Nacional da Música

Ler artigo completo