OE2025: IL partilhou com Governo que quer baixar IRS para todos

2 meses atrás 66

“Entendemos que há uma preocupação com a discriminação que é feita no plano das intenções relativamente às pessoas que têm mais de 35 anos e que residem em Portugal do ponto de vista do IRS”, sublinhou.

O líder da Iniciativa Liberal (IL) defendeu, esta sexta-feira, a baixa de IRS para todos os escalões e considerou, depois da reunião com o Governo sobre Orçamento do Estado 2025, que o Governo não vai acatar a medida. Lembrar que o Executivo de Luís Montenegro reduzir as tabelas de IRS, deixando de fora apenas o último escalão.

Em conferência de imprensa, Rui Rocha falou sobre as “preocupações da IL para o Orçamento”. “Nós entendemos que há uma preocupação com a discriminação que é feita no plano das intenções relativamente às pessoas que têm mais de 35 anos e que residem em Portugal do ponto de vista do IRS”, sublinhou.

“Não vimos grande abertura que essa discriminação que é estrutural, possa evoluir para soluções que não descriminem ou que, pelo menos, estendam a essas pessoas que têm mais de 35 anos”, destacou o liberal.

Depois, a IL também trouxe “dois níveis de propostas para apresentar ao Governo, um conjunto de propostas estruturais, que são muito importantes para a IL”

Assim, a IL apresentou “a ideia de um IRS a baixar para todos”, mas também “a questão do IVA da construção”. “Portugal precisa de mais casas”, considerou isso. Além disso, IL sugeriu o “cheque creche” dado que as famílias continuam a sentir limitações na escolha.

Para as empresa, a IL avançou com a “eliminação de derramas que dão um sinal errado para a economia porque punem as empresas que crescem e das tributações autónomas que assentam numa espécie de princípio de desconfiança do Estado perante as empresas”.

Ler artigo completo