OE2025: PCP quer criar rede pública de lares para idosos

2 horas atrás 17

"O PCP irá propor a criação de uma rede pública de estruturas residenciais para idosos, assegurada diretamente pela Segurança Social, com o objetivo de criar 80 mil vagas até 2026", anunciou a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, em conferência de imprensa de encerramento das jornadas parlamentares do partido, que se realizaram na Assembleia da República desde segunda-feira.

A deputada do PCP frisou que "faltam equipamentos e serviços de apoio às pessoas idosas" e sustentou que a criação desta rede pública é a "solução para enfrentar as longas listas de espera para uma vaga em lar, mas também para combater a proliferação de lares ilegais".

A par desta proposta, Paula Santos insistiu também na necessidade de se criar uma rede pública de creches - uma medida que já tem sido avançada pelo PCP -, salientando que "milhares de crianças até aos três anos não têm acesso a uma vaga em creche".

"De acordo com os dados disponíveis, estima-se que haja cerca de 120 mil vagas em creche e o número de crianças entre os zero e os três anos são cerca de 250 mil. Isto significa que é preciso duplicar o número de vagas", defendeu.

Para Paula Santos, "só é possível garantir a todas as crianças a gratuitidade da creche com a criação de uma rede pública de creches".

"Neste sentido, o PCP proporá a criação de uma rede pública de creches, com o objetivo de disponibilizar 100 mil vagas até 2028 e mais de 148 mil até 2030, articulado com a abertura de mais salas na rede pública de educação pré-escolar", disse.

Leia Também: PCP insiste no salário mínimo a 1.000 euros e aumento das pensões em 5%

Ler artigo completo