Oferta da espanhola Abertis avalia Autoestradas do Douro Litoral em 300 milhões de euros

2 meses atrás 66

Depois de ter surgido como um possível comprador da Autoestradas do Douro Litoral (AELD) em abril, numa notícia avançada pelo Jornal Económico, a proposta da espanhola avalia a empresa em 300 milhões de euros. Compra pela Abertis significaria o regresso da empresa a território nacional.

A espanhola Abertis vai mesmo avançar com uma oferta para adquirir a Autoestradas do Douro Litoral (AELD), detida pelo fundo de private equity Strategic Value Partners (SVP), entidade que explora vários troços de autoestradas com portagem da A41, A43 e A32, nos arredores do Porto, num total de 73 quilómetros, avança o “El Economista”, em confirmação à notícia de abril do Jornal Económico. Ora, a novidade é que a oferta da Abertis avalia a AELD em 300 milhões de euros.

A concretizar-se esta operação seria o regresso da Abertis a Portugal, onde esteve presente até 2012, referiu a publicação espanhola, devido à posição que detinha na Brisa.

O “El Economista” sublinhou que com a oferta da Abertis para adquirir a AELD permitiria renovar o seu portefólio de concessões, tendo em conta que a empresa enfrenta o fim das concessões que detém em mercados como Espanha e França.

A publicação espanhola referiu que a Abertis deve disputar a aquisição da AELD com a Globalvia.

A AELD pertence ao fundo de private equity Strategic Value Partners (SVP), que contratou o Goldman Sachs e o Natixis para vender a sua participação de 99,9% na AELD.

Em abril, a Abertis já surgia como um dos potenciais compradores da AEDL, juntando-se aos fundos interessados: Icon Infrastructure e Vauban Infrastructure Partners.

Ler artigo completo