Oferta de veículos usados aumenta em janeiro, mas procura diminui

8 meses atrás 52

Segundo dados do Standvirtual, a procura apenas registou um crescimento, de 9% nos carros com um preço superior aos 30 mil euros e de 7% nos carros entre os 15 mil e os 30 mil.

A oferta de veículos usados em janeiro aumentou 12% face a 2023, nomeadamente em veículos acima dos 30 mil euros e entre os 15 mil e 30 mil euros. No entanto, a procura regista uma diminuição de 6% em comparação com o período homólogo, o que leva a uma dinâmica de mercado negativo no primeiro mês do ano.

Segundo dados do Standvirtual, a procura apenas registou um crescimento, de 9% nos carros com um preço superior aos 30 mil euros e de 7% nos carros entre os 15 mil e os 30 mil. O preço médio praticado pelos vendedores, que tinha vindo a subir desde maio, apresentou uma diminuição, chegando aos 24.250 euros, no entanto este valor representa uma subida de 3,2% face a janeiro de 2023.

Em janeiro registou-se um decréscimo de 5,4% face ao período homólogo no que diz respeito aos veículos ligeiros de passageiros importados. E a transferência de propriedade de veículos ligeiros de passageiros apresentou uma diminuição de 5% em dezembro de 2023.

De acordo com a ACAP, em janeiro verificou-se um aumento de 7,9% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês do ano passado. Os veículos eletrificados e híbridos aumentaram a sua representatividade no mercado total de ligeiros em janeiro, passando de 48% em 2023 para cerca de 53% em 2024.

Nuno Carvalho, CFO da Brincar Automóveis, afirma que “enquanto vendedores temos que nos questionar, muitas vezes, o que é que leva os nossos clientes a comprar um determinado produto, ou seja, será que é apenas a satisfação das necessidades básicas e nesse sentido, têm em conta só o preço de um carro. Esta é uma visão demasiado pequena, uma vez que os consumidores pensam atualmente em questões como a notoriedade de uma marca, a segurança que o veículo transmite, entre outras características, quando querem adquirir um automóvel. Portanto, estão disponíveis a pagar um pouco mais por algo que realmente ofereça mais, principalmente no mercado dos usados”.

Ler artigo completo