Depois de muito se especular, já é oficial a data de chegada da DIGI a Portugal. A operadora romena chega ao nosso país na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro. Quem o referiu foi a própria DIGI, em nota à imprensa.
Recorde-se que a DIGI é associada à prática de preços baixos, pelo que tem gerado bastante expectativa no consumidor. Tanto assim é que, em agosto, Serghei Bulgac, CEO da operadora, referiu que quer praticar “preços atrativos” em Portugal (via Observador).
DIGI vai revelar os “próximos passos”. E a concorrência?
De acordo com o Jornal de Negócios, o evento de dia 4 de novembro vai-nos dar a conhecer os “próximos passos em Portugal, com uma apresentação exclusiva” dos pacotes da DIGI. Vale a pena referir que, recentemente, a DIGI também finalizou a compra da Nowo.
Como refere a mesma fonte, a chegada da DIGI ao nosso país teria de ser feita até novembro. Isto por causa das regras do leilão 5G, que obrigam o cumprimento deste prazo. Por enquanto, importa referir que ainda não sabemos ao certo os preços que a DIGI irá praticar.
De qualquer modo, ao ser prevista uma oferta acessível, espera-se que NOS, MEO e Vodafone reforcem as suas modalidades low-cost.
Trata-se de uma estratégia que, segundo a Autoridade da Concorrência (AdC), "permite, não só, aos operadores concorrer mais agressivamente com a Digi na sua zona de implementação, como proteger o alinhamento relativamente às suas marcas principais, dificultando o crescimento da Digi no curto prazo".
O impacto real da DIGI em Portugal
No entender da AdC, tal como já se vinha a especular há algum tempo, a chegada da DIGI tinha o potencial de reduzir os preços em Portugal. Em termos percentuais, é previsível que, no setor das operadoras, a concorrência possa baixar até 7% os valores.