Oitante obtém resultados positivos de 31,5 milhões em 2023 e dá 16 milhões ao Fundo de Resolução

2 meses atrás 47

A ajudar aos números da Oitante está o processo de alienação de ativos imobiliários com rendimentos de 34,7 milhões de euros.

A Oitante, que ficou com os ativos do Banif que não foram integrados no Santander, anunciou resultados líquidos positivos de 31,5 milhões de euros em 2023 e propõe o pagamento de 16 milhões de euros de dividendos.

“O Conselho de Administração propôs a distribuição de dividendos ao acionista único da Sociedade, o Fundo de Resolução, no montante de 16 milhões de euros”, lê-se no comunicado da instituição liderada por Miguel Artiaga Barbosa.

O total de dividendos distribuídos ao acionista desde 2020 atingirá assim os 95 milhões de euros.

Para estes resultados contribuíram o processo de alienação de ativos imobiliários, que em 2023 atingiu o montante de 34,7 milhões de euros, dos quais 30,5 milhões de euros de ativos diretamente detidos e 4,2 milhões de euros dos fundos imobiliários.

Mas também a diminuição da carteira de crédito no valor bruto de 28,5 milhões de euros, tendo permitido encaixar recebimentos na ordem dos 12 milhões de euros.

A Oitante destaca ainda a redução do peso das participações em ativos financeiros por via de alienação e reduções de capital, que permitiram encaixar o montante de 4,7 milhões de euros.

A realização eficiente do conjunto destas operações permitiram à Oitante fechar o ano de 2023 com um saldo de liquidez de cerca de 67 milhões de euros (saldo acumulado na Oitante e na Banif Imobiliária), explica a instituição em comunicado.

“O ano de 2023 marca o último ano do mandato deste Conselho de Administração, iniciado em 2021, ao longo do qual assegurou a execução da estratégia delineada no mandato anterior, em 2016, procurando garantir a maximização do valor de desinvestimento dos ativos recebidos, com o claro objetivo de continuar a criar valor para o acionista, assegurando a constante melhoraria da eficiência operacional e adaptando o quadro de pessoal ao ciclo de vida da Oitante”, lê-se ainda no mesmo documento.

Ler artigo completo