'Ombro amigo' ou chocolate. O que traz mais conforto após um mau dia?

2 horas atrás 17

Imagine o seguinte cenário: teve um dia terrível no trabalho e é-lhe dada a opção de escolher chocolate para 'afogar as mágoas' ou um 'ombro amigo'. Se escolheu a gulodice, boas notícias. Segundo um novo estudo, traz mais conforto. 

Leia Também: Sofre de ansiedade? Psicóloga ensina a controlá-la em cinco passos

Os investigadores da  HEC Montreal, no Canadá, entrevistaram cerca de 3,6 mil pessoas para entender como o cérebro humano atua nesta situação. Foi assim que descobriram que o chocolate proporciona uma maior sensação de conforto em momentos difíceis, em comparação com um 'ombro amigo'. 

Isto ocorre porque a pessoa aflita se sente mais valorizada quando o amigo ou parente assume um maior 'sacrifício' por ele. "Quando as pessoas pensam sobre sacrifício, têm em conta os motivos. Quando se trata de conversa, assumem que o motivo de quem apoia é beneficiar ambas as partes. Quando se trata de presentes, a pessoa apoiada assume que a motivação de quem lá está para si é mais altruísta", explica a principal autora do estudo, Holly Howe, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Leia Também: Psicóloga revela "fatores incontroláveis" que podem provocar fadiga

Ler artigo completo