OPA da Iberdrola sobre 6,9% da Cosern aprovada por regulador brasileiro

2 meses atrás 58

A holding da energética pretende adquirir o capital que ainda não detém na distribuidora e, para tal, está disposta a investir 30 milhões de euros. Será necessária a aprovação de mais reguladores de mercado, assim como de dois terços dos acionistas visados.

A Iberdrola viu a sua OPA sobre 6,89% da distribuidora Cosern ser aprovada pelo regulador brasileiro.

A energética quer crescer no mercado brasileiro e viu, esta terça-feira, uma porta abrir-se nesse sentido, visto que a Comissão de Valores daquele país aprovou a operação, que teve início em março e fará da Neoenergia, holding da Iberdrola, detentora da totalidade da Cosern. Em causa está, não apenas a aquisição de ações ordinárias, como também das ações preferenciais classe A e classe B.

Numa altura em que o grupo já detém 93,11% do capital social da Cosern, tem por objetivo passar a deter a totalidade do mesmo. Para tal, está disposta a desembolsar 163 milhões de reais (perto de 30 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para adquirir os cerca de 11,5 milhões de títulos que estão no mercado.

A oferta ainda precisará de mais autorizações de reguladores, além de ser necessário que seja aceite por pelo menos dois terços dos acionistas que somam os 6,89% do capital que ainda não pertence à Neoenergia.

Ler artigo completo