Organizações antecipam mudanças sem precedentes em 2024

9 meses atrás 109

É o que revela o novo ‘Pulse of Change Index’, um estudo da Accenture que afirma que a tecnologia e o talento são os principais motores da mudança.

Os líderes empresariais enfrentaram em 2023 a mais elevada taxa de mudança de todos os tempos e esperam agora uma aceleração ainda maior em 2024, segundo o novo estudo anual da Accenture, Pulse of Change: 2024 Index. “O Índice quantifica e classifica as mudanças que afetam as organizações em seis fatores e pretende saber o que pensam os executivos de nível C sobre o impacto de cada um desses fatores nas suas organizações. O Índice da Accenture foi divulgado na Reunião Anual do Fórum Económico Mundial em Davos”, refere a empresa em comunicado.

O Índice concluiu que, impulsionada pelos avanços na IA generativa, a disrupção tecnológica foi a que mais aumentou em 2023, subindo do 6.º lugar que ocupava em 2022 para o 1.º lugar. Revelou também que, globalmente, a taxa de mudança aumentou permanentemente desde 2019 – 183% nos últimos quatro anos e 33% só no ano passado.

O talento – incluindo questões como a escassez de competências e a falta de envolvimento dos colaboradores – foi a segunda causa de mudança nas organizações, mas os executivos de nível C inquiridos classificaram-na em quarto lugar. Este diferencial de perceção sublinha a importância de as empresas fazerem da sua estratégia de talento uma prioridade, enquanto trabalham para aproveitar o potencial das novas tecnologias.

“Mudanças rápidas, persistentes e disruptivas são a marca distintiva das empresas no nosso tempo, e os líderes assumem isso de forma consistente”, afirmou Jack Azagury, Group Chief Executive-Strategy & Consulting, Accenture, citado pelo comunicado. “A oportunidade para as organizações é adotar uma estratégia de reinvenção permanente, focada na construção do núcleo digital – incluindo nuvem, dados e IA – e no desenvolvimento de novas formas de trabalhar. Isto irá dotá-las da agilidade necessária para aproveitar as vantagens de poderosas tecnologias emergentes, como a IA generativa, e a resiliência para crescer e vencer no futuro.”

Construído com base num conjunto de indicadores, o Pulse of Change: 2024 Index da Accenture quantifica as mudanças que as organizações estão a enfrentar, considerando seis fatores: Tecnologia, Talento, Economia, Geopolítica, Clima e Consumidor e Social. Em seguida, compara estes dados com a forma como os líderes de nível C encaram o impacto destes seis fatores nas suas organizações, assim como o seu grau de preparação para responder.

Manuela Vaz, presidente da Accenture em Portugal, acrescenta: “À medida que as organizações respondem às mudanças aceleradas no ambiente empresarial, torna-se imperativo não apenas reinventar as suas organizações, mas fazê-lo rapidamente. À medida que os atuais líderes reinventam todas as áreas da organização com tecnologia, dados e IA, também garantem que os seus colaboradores estão no centro das suas transformações.”

Ler artigo completo