Os ‘Encontros Ibero-americanos: Poesia e Música’ estão de volta

8 meses atrás 106

Poesia e música de mãos dadas na Fundação José Saramago no dia 19 de fevereiro, no âmbito da 9ª sessão dos Encontros Ibero-americanos: Poesia e Música, celebra também o encontro de culturas dos dois lados do Atlântico.

Mais do que um anúncio, é um recomeço. A primeira sessão de 2024 dos Encontros Ibero-americanos: Poesia e Música, cuja organização reúne a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e a Fundação José Saramago (FJS), terá lugar no dia 19 de fevereiro, pelas 18h30, no auditório da FJS.

A 9ª sessão tem como curadora a poeta colombiana Lauren Mendinueta, e tem como ‘embaixadores da palavra’ a poeta portuguesa Cláudia Lucas Chéu, o cubano-americano Víctor Rodríguez Núñez e o brasileiro Edimilson De Almeida Pereira. 

Nascida em Lisboa, Cláudia Lucas Chéu é hoje um dos mais reconhecidos nomes da literatura portuguesa, cuja escrita abarca desde a crónica, conto e poesia, à dramaturgia e argumento. tem mais de uma dezena de títulos publicados, com destaque para Nojo (prosa poética) e para as obras de poesia “Trespasse”, “Phornografia”, “Ratazanas” ou “Beber pela Garrafa” e “Confissão”. Tem também publicada uma antologia de contos, crónicas e ensaios, e é cofundadora da Edições Guilhotina e da Teatro Nacional21.

Víctor Rodríguez Núñez nasceu em Havana, Cuba. Poeta, jornalista, ensaísta, tradutor e professor universitário, leva mais de 40 anos a trabalhar com ‘palavras’. Com 17 obras de poesia publicadas, destaque para as mais recentes:desde un granero rojo”, “despegue”, “el cuaderno de la rata almizclera” e “enseguida [o la gota de sangre en el nível]”. A sua presença em eventos literários pelo mundo é uma constante, na qualidade de recitador, nomeadamente na I Noite da Literatura Ibero-americana (NLIA), organizada pela OEI, que reuniu 50 escritores de 12 países, em Lisboa, em novembro passado.

O brasileiro Edimilson De Almeida Pereira, professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, divide-se entre a atividade académica e literária, dando primazia à poesia, à literatura infantojuvenil e ensaio. “Poesia +”, “Qvasi”, “Guelras”, “Relva” ou “Zeozório blues” são alguns dos títulos que se destacam numa carreira iniciada nos anos 1980.

O encontro com a música será protagonizado pelo saxofonista francês Edouard Rambourg e pelos cubanos José Debray, guitarra e voz, e Osvaldo Pegudo, percussionista.

Os Encontros Ibero-Americanos: Poesia e Música, citando a organização, “pretendem ser uma porta de entrada para o cruzamento e encontro de culturas provenientes de lados opostos do Atlântico, mas que partilham matrizes, interesses e destinos comuns, ultrapassando nacionalidades, regiões geográficas e até as próprias línguas”.

A entrada é gratuita e limitada à capacidade da sala.

Ler artigo completo