Os novos "xerifes" do Texas e um projeto que junta cães, crianças e livros

3 meses atrás 71

Repórteres do Mundo

Robôs a vigiar algumas zonas de San Antonio, no Texas, um programa de terapia com cães, que está a ser usada em vários países e que já tem muitos casos de sucesso, e o apelo da polícia colombiana devido à pedofilia na internet são algumas das propostas do Repórteres do Mundo.

Megaoperação de combate à pedofilia: 185 predadores sexuais detidos na Colômbia

As autoridades colombianas desmantelaram uma rede que produzia e distribuía pornografia infantil para a Europa. A investigação começou com uma denúncia do Google.

Na operação, foram encontrados vídeos de abusos a crianças de apenas 4 anos. Os detidos são também acusados de angariar menores para o turismo sexual na Colômbia.

As autoridades apreenderam mais de 3200 provas com material explícito dedicada a esta conduta criminosa. As conversas mostram como os pedófilos procuravam os menores através das redes sociais.

O Centro Cibernético de Polícia de Investigação Criminal recomenda aos pais vigiarem as páginas que os pais visitam, as suas conversas, não darem aparelhos eletrónicos a menores de 14 anos e comunicarem qualquer suspeita às autoridades.

Dois suíços, um grupo de pescadores que não sabia nadar e um projeto para salvar recifes

Connie e Christian são suíços, conheceram-se e apaixonaram-se numa praia de Zanzibar. Sentiram-se no paraíso mas rapidamente perceberam que a ilha tinha muitos desafios.

Os corais estavam a desaparecer e a pobreza a aumentar na ilha. Decidiram agir. Criaram uma organização que "planta" corais no fundo do mar. Ensinaram os pescadores a nadar e deram-lhe novas formas de sustento.

Hoje, os pescadores que não sabiam nadar são os especialistas que ensinam peritos de outras partes de África a proteger os recifes.

Robôs-polícias não são ficção... pelo menos no Texas

Para já é só um teste, mas a expectativa é contratar robôs para vigiar algumas zonas de San Antonio, no Texas.

Os novos "xerifes" fazem reconhecimento facial, leem matrículas e até falam com quem passa na rua. A tecnologia foi criada em Singapura e, em breve, chegará a muitas outras partes do mundo.

Gerard Morales, diretor executivo da Texas Veteran Security, diz que este investimento representa uma redução de cerca de um terço do custo em comparação com um segurança que trabalha 24 horas por dia e sete dias por semana.

Por vezes, são orientados por um controlador de jogos, mas estes robôs também podem deslocar-se de forma autónoma.

Terapia com cães pode ser a solução para crianças com dificuldades na leitura

A técnica está a ser usada em vários países. Em Costa Mesa, na Califórnia, o projeto tem mais de dois anos e muitos casos de sucesso. Ava é um deles.

Há um ano, quando entrou no programa "Literacia com Cães", recusava-se a ler em voz alta com medo que se rissem dela. Agora lê todas as semanas para os cães e já não tem dificuldades na escola.

A principal função destes cães altamente treinados é aliviar a ansiedade. Estudos defendem que fazer festas a um cão pode reduzir a tensão arterial. Os voluntários dizem que ler para eles aumenta a confiança e melhora a saúde mental. Os pais dizem que veem uma diferença notável nos filhos, depois de terem participado no programa.

Ler artigo completo