Os pormenores da novela Mourinho: relações desgastadas e troca de palavrões ditaram o fim

8 meses atrás 68

«Venha ao meu escritório.» Foi assim que, na manhã da passada terça-feira, Dan Friedkin, presidente da AS Roma, endereçou José Mourinho, numa mensagem que ditou o início do fim: o despedimento do português. 

Pelas 8h da manhã a mensagem foi enviada e, na companhia do filho Ryan, Dan recebeu José Mourinho no gabinete. O treinador não aceitou a decisão de bom grado e, de acordo com o Corriere dello Sport, deu-se uma troca de galhardetes, para apurar o responsável do mau momento Giallorossi: o presidente falou sobre os recentes resultados e Mourinho sublinhou as promessas quebradas. Uma hora e meia depois, saiu o comunicado a anunciar a saída do português.

Segundo a mesma fonte, a saída do português não ficou marcada pela eliminação da Taça de Itália, ou pelos maus resultados recentes. A relação com o presidente do clube começou a azedar na final da Liga Europa, na última temporada, quando Mourinho reagiu severamente à derrota. Pouco depois, no início da corrente época, Mourinho queixou-se da falta de reforços, algo que voltou a incomodar o líder máximo da Roma.

Friedkin quis despedir o treinador por essa altura, mas foi convencido pelo português Tiago Pinto a continuar com o treinador, consoante o jornal italiano. Apesar disso, o presidente já teria entrado em contactos com outros treinadores (Xabi Alonso e Thiago Motta) para suceder a Mourinho.

De recordar que a Roma já anunciou o sucessor de José Mourinho: Daniele de Rossi, lenda do clube enquanto jogador, é o novo timoneiro da equipa.

Portugal

José Mourinho

NomeJosé Mário dos Santos Mourinho Félix

Nascimento/Idade1963-01-26(60 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

FunçãoTreinador

Ler artigo completo