Os rosés estão cada vez melhores e fora da caixa

2 meses atrás 89

Se o verão não é critério para saborear um bom rosé, também não desmerece que se pinte o estio de diversas tonalidades de rosa.

A edição de 2024 do concurso “50 Great Rosé Wines of the World” deu recentemente a conhecer os premiados, evidenciando a constante evolução deste vinho. A aposta na qualidade e inovação, sem esquecer o carácter, foram a aposta fote dos muitos países presentes, entre os quais França, Portugal, Espanha, Itália e Sérvia.

Ou seja, o rosé é cada vez menos uma “bebida de verão”, e mais uma categoria muito séria no mundo dos vinhos. Daí que os premiados deste ano celebrem, também, a diversidade de estilos, regiões e castas, uma vez que o preço não foi um critério de escolha. O leque de cores dos vinhos vencedores foi, também ele, diversificado. Da casca de cebola mais clara ao salmão rosado e vibrante, os rosés em prova refletem a singularidade das castas e os processos de vinificação utilizados na sua produção.

E se o verão não é critério para saborear um bom rosé, também não desmerece que se pinte o estio de diversas tonalidades de rosa. Para isso, escolhemos quatro vinhos portugueses premiados dos 50 melhores vinhos rosé do mundo de 2024, da Wine Pleasures.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo