Oyarzabal: o símbolo do País Basco levou Espanha à glória

2 meses atrás 59

14 de julho de 2024. Espanha conquista, pela quarta vez na sua história, o Campeonato da Europa. Tudo decidido aos 87 minutos quando Mikel Oyarzabal, 20 minutos depois de ter entrado, marcou o golo que eternizaria mais uma conquista da La Roja.

Há quem diga que se trata de um herói improvável ou de um trunfo surpreendente lançado por Luis De La Fonte já no decorrer da segunda parte. A verdade é que há muito que o talento de Mikel Oyarzabal não passa despercebido... Afinal, de onde vem o mais recente herói de Espanha?

Em representação do País Basco

@Real Sociedad

Nascido em Eibar, no País Basco, Mikel Oyarzabal é um dos muitos talentos que a região basca entregou ao futebol espanhol. Integrado na formação da Real Sociedad desde tenra idade, é por lá que, desde 2011, continua a envergar as cores deste emblemático clube da região norte de Espanha. 

No total, são já 10 as temporadas dedicadas à equipa principal da Real Sociedad, onde conta já com 344 jogos e 97 golos. Números que fazem dele o capitão e um símbolo de uma região cuja história nem sempre esteve (ou está) alinhada com o poder central espanhol. 

O tropeção antes da glória

Campeão Europeu Sub-21 em 2019 e Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio [ambos com De La Fuente], o caminho de Oyarzabal nas seleções foi-se sempre construindo sem sair para outros palcos. Tem sido sempre a partir de San Sebastián que Mikel tem conseguido mostrar-se ao serviço da La Roja e tudo aponta que continue nesse sentido, uma vez que o contrato é válido até 2028. 

Pelo meio, houve um percalço. Oito meses antes do Mundial 2022 - uma competição que ainda não teve oportunidade de jogar -, uma dura e grave lesão afastou Oyarzabal dos relvados por nove meses. «Rutura do ligamento cruzado anterior» num lance durante um dos treinos da formação basca. O sonho do Mundial caía por terra...

O processo de recuperação foi duro - a Real Sociedad fez questão de o demonstrar em vídeo - e o regresso aos golos e às boas exibições acabou por chegar. Na época transata foi dos mais utilizados e o melhor marcador do conjunto basco, com 14 golos e três assistências. 

@Getty /

O nome escrito para a eternidade

Assim, descrito como um jogador versátil, que atua como extremo, mas também no meio, Oyarzabal é habitualmente caraterizado pela sua inteligência e visão de jogo.

Agora, no seu CV, tem também algo raro, que poucos podem dizer que conseguiram: o feito de ter marcado um golo decisivo numa grande competição de seleções. O seu nome está escrito na história do futebol espanhol e não só...

Ler artigo completo