P. Ferreira-Penafiel, 1-3: visitantes vencem e repartem liderança

3 semanas atrás 27

O Penafiel venceu este domingo em casa do Paços de Ferreira por 3-1 e reparte a liderança da Segunda Liga com o Ac. Viseu, num duelo de vizinhos que os penafidelenses não venciam há 26 anos.

Com este triunfo na Capital do Móvel, e o último tinha acontecido há 37 anos, o Penafiel igualou o Académico de Viseu no primeiro lugar, ambos com 10 pontos.

O Paços de Ferreira, por sua vez, somou a segunda derrota caseira consecutiva e caiu para o 12.º lugar, com quatro pontos.

O reencontro das duas equipas não defraudou as expetativas, num jogo em que o Paços surgiu mais em ataque continuado, mas o Penafiel foi sempre mais incisivo nas transições e teve o mérito de aproveitar os erros contrários.

O penafidelense Chico Teixeira, aos dois minutos, falhou o remate, em boa posição na esquerda, e, previsivelmente, o golo inaugural, que iria surgir aos 19, a partir de um livre a beneficiar os pacenses.

Reko, ao segundo poste, limitou-se a emendar o cruzamento de André Silva, fundamental no lance, ao segurar a bola no início da jogada e a fazer no final a assistência para o golo.

A vantagem pareceu tirar alguma tranquilidade ao Penafiel, com o empate a surgir, também com alguma felicidade, aos 27 minutos, por João Caiado, na passada e sem deixar a bola a cair, a emendar (ao primeiro poste) o cruzamento de Costinha da direita.

A segunda parte arrancou praticamente com o autogolo de Ferigra, infeliz na tentativa de anular um cruzamento no ataque do Penafiel, que soube segurar a reação e aproveitar os erros pacenses, como o que deu origem ao terceiro golo, aos 70 minutos, numa finalização de Gabriel Barbosa, confirmando o merecido triunfo dos forasteiros.

Jogo no estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

P. Ferreira - Penafiel, 1-3. 

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Reko, 19 minutos.
1-1, João Caiado, 27.
1-2, Ferigra, 50 (própria baliza).
1-3, Gabriel Barbosa, 71.

Equipas:

- Paços de Ferreira: Marafona, Anilson (Uilton, 23), Ferigra, Gonçalo Cardoso, Antunes, Marcos Paulo (Pavlic, 56), João Caiado (Renteria, 74), Gonçalo Nogueira (Joffrey, 74), Lumungo (Emerson Pata, 56), Rui Fonte e Costinha.

(Suplentes: Jeimes, Ícaro, Diegão, Rui Pedro, Pavlic, Uilton, Emerson Pata, Joffrey e Renteria).

Treinador: Ricardo Silva.

- Penafiel: Manuel Baldé, Maga, João Miguel, Rúben Pereira, João Silva (Bruno Pereira, 90+4), Tiago Rodrigues, Reko, Diogo Batista, André Silva (Edu Pinheiro, 75), Gabriel Barbosa (Suker, 90+4) e Chico Teixeira (Diogo Brito, 81).

(Suplentes: Miguel Oliveira, Filipe Ferreira, 3Gustavo Fernandes, Bruno Pereira, Diogo Brito, Edu Pinheiro, Pedro Vieira, João Leal e Suker).

Treinador: Hélder Cristóvão.

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para André Silva (69), Costinha (69), Uilton (71), Gabriel Barbosa (73) e Maga (74).

Assistência: Cerca de 2.000 espetadores

Ler artigo completo