PAN promete prioridade aos direitos e liberdades das mulheres

3 meses atrás 275

Pedro Fidalgo Marques falou com a agência Lusa antes de uma iniciativa do PAN em Lisboa com militantes e simpatizantes, um momento de convívio e mobilização, na véspera do primeiro dia de campanha oficial para as eleições de 09 de junho para o Parlamento Europeu.

O cabeça de lista do PAN declarou que a campanha deste partido assenta em três eixos: bem-estar animal, direitos e liberdades e ambiente.

"No pilar das pessoas, para o PAN o foco estará muito também na questão de direitos e liberdades, e principalmente nas liberdades das mulheres, para não haver retrocessos", realçou.

O PAN quer garantir "uma interrupção voluntária da gravidez (IVG) acessível para todas as mulheres na Europa, que há uma política de literacia da saúde reprodutiva das mulheres", acrescentou, referindo-se à "proposta de diretiva da saúde das mulheres".

Sem esquecer "os direitos LGBT e minorias", o PAN terá "muito o foco nas mulheres" e lutará para "não haver retrocessos nos direitos das mulheres na Europa", reforçou.

Entre as propostas da candidatura do PAN às eleições europeias relacionadas com os eixos dos animais e do ambiente, Pedro Fidalgo Marques destacou o objetivo de se alcançar a neutralidade carbónica até 2040 e a criação de um comissário para bem-estar animal.

Nas últimas eleições europeias, realizadas em maio de 2019, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) obteve 5,08% dos votos e conseguiu eleger pela primeira vez um eurodeputado.

Cerca de um ano depois, em junho de 2020, o eurodeputado Francisco Guerreiro desfiliou-se do PAN invocando divergências políticas com a direção do partido, então liderada por André Silva.

Leia Também: Ucrânia, segurança e independência da UE. Eis o 2.º debate das Europeias

Ler artigo completo