Papa Francisco e Zelensky em modo resistência e Gaza no foco. Conheça as escolhas internacionais dos leitores do JE

9 meses atrás 78

De um lado um protagonista da paz e do outro um símbolo da guerra e resistência na Ucrânia. O Papa Francisco e Volodymyr Zelensky estiveram entre os mais votados para a personalidade do ano em 2023. No acontecimento do ano, são as guerras (tanto a Leste como no Médio Oriente) que dominam.

O Papa Francisco e a guerra em Gaza foram escolhidos, respetivamente, para personalidade e acontecimento internacional do ano por parte dos leitores do JE.

Estes são apenas alguns dos resultados da votação online que o JE promoveu nos últimos dias do ano e que permitiu perceber quais foram, no entender dos nossos leitores, as personalidades e acontecimentos mais determinantes e que marcaram em definitivo o ano que agora termina. Veja todos os resultados na edição impressa do JE ou nas plataformas digitais do jornal.

Personalidade do ano: Papa Francisco e Zelenksy lado a lado

O Papa Francisco e o presidente da Ucrânia foram os mais votados para personalidade internacional do ano nesta votação. O chefe da Igreja Católica mereceu 34,4% dos votos enquanto o presidente da Ucrânia granjeou 31,9% das preferências.

António Guterres, que foi um dos grandes protagonistas da geopolítica mundial no final do ano, sobretudo pelas declarações que proferiu relativamente aos acontecimentos de 7 de outubro em Israel (e que lhe valeu forte ataque por parte das autoridades israelitas), teve 19% dos votos. Christine Lagarde (5%), Javier Milei (4%), Benjamin Netanyahu (4%), Jerome Powell (2%) e Joe Biden (1%) estiveram muito longe do pódio.

Acontecimento do ano: Duas guerras e a IA a dominar

Das guerras em Gaza e na Ucrânia à Inteligência Artificial passando pela queda de bancos nos EUA e à ascensão de Javier Milei na Argentina, a votação para acontecimento do ano no JE tocou em várias frentes, se bem que quatro acontecimentos tenham reunido as preferências dos leitores.

A abrir as “hostilidades” nesta votação estiveram duas guerras. O conflito em Gaza foi o acontecimento internacional do ano para a maioria dos leitores do JE com 41,9% dos votos, enquanto a guerra na Ucrânia perdeu algum protagonista e ficou pelos 19,6%.

A evolução da Inteligência Artificial mereceu a preferência de 18,5% dos leitores (o que nos leva a crer que não houve interferência da IA nesta votação) sendo que a crise da inflação mereceu 14,2 dos votos. O fim do Credit Suisse (1,9%), a chegada de Javier Milei à turbulenta “cadeira do poder” na Argentina (1,9%), a queda do Silicon Valley nos EUA (1%) e a tensão comercial entre a China e os EUA (1%) também foram alguns dos eventos em destaque nesta votação.

Ler artigo completo