Papa Francisco quer Vaticano a funcionar com energia solar

2 meses atrás 82

230802 Papa Francisco acompanhado pelo presidente da república Marcelo Rebelo de Sousa durante o encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém, no âmbito das JMJ2023, – Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 -, fotografia para a revista VISÃO, Lisboa 2 de agosto de 2023. Foto: Marcos Borga

O Papa Francisco anunciou o projeto de construção de uma instalação de painéis solares que visa gerar energia suficiente para fazer face a todas as necessidades da Cidade do Vaticano

“É necessário transitar para um modelo de desenvolvimento sustentável que reduza as emissões de gases de estufa para a atmosfera e apontar para a neutralidade climática”, afirma o Papa Francisco numa missiva na qual anuncia que o Vaticano vai construir uma quinta de painéis solares nos arredores de Roma. A missiva data de 21 de junho, o dia do Solstício de verão e foi publicada no final da semana passada.

A construção vai ser localizada na região de Santa Maria di Galeria, a 15 quilómetros de Roma, numa propriedade usada atualmente para as transmissões da rádio do Vaticano. O projeto vai ser liderado por dois comissários com autoridade completa, apontados pelo Papa. Esta instalação vai ser capaz de produzir energia para fazer face a todas as necessidades energéticas da Cidade do Vaticano, noticia a EuroNews.

Não é a primeira vez que o Papa endereça este tipo de preocupações. Já em 2015, o líder da igreja católica tinha referido a intenção de “renovar o diálogo” sobre como estamos “a construir o futuro do planeta” e lembrou que “há um forte consenso científico que indica um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas décadas recentes, este aquecimento foi acompanhado por um aumento estável nos níveis dos mares e um aumento dos eventos climatéricos extremos”. Em julho de 2022, o Vaticano integrou uma convenção da ONU sobre o tema e o Papa alertou para “a perigosa interferência humana no sistema climatérico”.

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites

Ler artigo completo