Parece uma dor de cabeça, mas pode ser bem mais grave. Esteja atento

7 meses atrás 60

Dores de cabeça são algo frequente. Seja por falta de hidratação, fadiga, sono, stress, pela dieta que está a fazer ou devido a problemas dentários, a verdade é que é algo bastante comum. Ainda assim, em algumas situações, poderá ser preocupante e até indicar um tumor cerebral. O melhor é estar atento a alguns sinais.

"Um tumor cerebral não vai se apresentar com uma única dor de cabeça que dura algumas horas e nunca mais volta. Além disso, muitas pessoas sofrem de dores de cabeça primárias, nas quais sentem dores de cabeça frequentes", começa por dizer a neuro-oncologista Lauren Schaff ao 'website' Health Digest.

Leia Também: Neurologista recomenda que junte isto ao café. O cérebro agradece

Deve ser motivo para ir ao médico quando a dor de cabeça piora de manhã, ao acordar, quando dói ainda mais se tosse ou fica curvado, ou se é frequente durante a noite que até faz com que não consiga dormir.

A dor de cabeça pode variar de acordo com a localização do tumor. Se estiver na frente, por exemplo, é na zona dos olhos que a dor se revela. 

"Também é possível que certos tumores liberem proteínas inflamatórias [citocinas] que podem contribuir para a dor de cabeça", revela a neurocirurgiã Lindsay Lipinski.

Por outro lado, podem existir mais sintomas que não se manifestam na zona da cabeça, como é o caso de problemas de visão, vómitos, fraqueza muscular, náuseas, dificuldade ao caminhar e desequilíbrio.

Leia Também: Cérebros de homens e mulheres estão organizados de forma diferente

Ler artigo completo