Paris 2024: extrema-esquerda suspeita de sabotagem de linhas ferroviárias

2 meses atrás 83

O Ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, afirmou que é provável que elementos da extrema-esquerda estejam por trás da sabotagem da rede ferroviária efetuada na semana passada, e que coincidiu com a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

«Identificámos os perfis de várias pessoas», disse Darmanin ao canal France 2, a propósito da caça aos responsáveis. Darmanin acrescentou que o modo de atuação dos sabotadores tinha as características de extrema-esquerda, sem dar exemplos.

Os ataques foram «deliberados, muito precisos, extremamente bem direccionados», disse Darmanin. «Este é o tipo de ação tradicional da extrema-esquerda», afirmou. Mas quando questionado se os perfis identificados eram próximos de grupos de extrema-esquerda, Darmanin respondeu: «Temos de ser cautelosos», admitindo a hipótese de manipulação.

Uma declaração foi enviada a vários meios de comunicação social franceses expressando apoio à sabotagem e criticando os Jogos Olímpicos como sendo uma «celebração do nacionalismo» e da opressão dos povos pelos Estados-nação. Darmanin disse que a declaração é «algo que se assemelha a uma reivindicação», mas com cautelas. Cerca de 800 mil pessoas foram afetadas por estes atos.

Ler artigo completo