Parlamento indiano invadido por dois homens. Gritaram e lançaram fumo

9 meses atrás 77

O parlamento indiano foi invadido por dois homens, esta quarta-feira, no dia em que se assinala o 22.º aniversário de um ataque terrorista de militantes ao local, que provocou a morte a 14 pessoas. Segundo a BBC, os homens entraram no hemiciclo aos gritos e lançaram fumo colorido. 

Segundo as imagens do momento, divulgadas nas redes sociais e que pode ver abaixo, os deputados e os agentes de segurança tentaram apanhar um dos intrusos, que saltou de mesa em mesa. Os homens acabaram por ser dominados pelos agentes de segurança e retirados do local. 

Os intrusos saltaram para o hemiciclo a partir da galeria de visitantes e as suas motivações ainda não são conhecidas. 

"Estamos a investigar o assunto e pedimos à polícia de Deli que se juntasse ao inquérito", afirmou Om Birla, presidente da câmara baixa do parlamento indiano (Lok Sabha), que adiantou que o fumo libertado parecia ser "inofensivo".

Pode ver imagens da invasão no vídeo abaixo:

Deeply troubled by the security lapse at Parliament. Prioritizing safety is paramount for all.

United, let's send a powerful message to those challenging India's integrity. Standing together, we defend our nation's strength and unity.
#UnitedIndia pic.twitter.com/y4vwwtlXwl

— Ravi Boseraju (@raviboseraju) December 13, 2023

Além dos dois homens, outras duas pessoas - um homem e uma mulher - foram detidas por terem protestado no exterior do parlamento e por explodirem botijas de gás colorido.

A invasão aconteceu no dia em que se celebra o 22.º aniversário de um ataque de militantes ao parlamento indiano. No total, 14 pessoas, incluindo cinco atacantes, morreram. 

Leia Também: Paquistão condena a decisão do Supremo Tribunal indiano sobre Caxemira

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo