Partido suíço avança com referendo para impedir realização da Eurovisão

2 dias atrás 36

A União Democrática Federal Suíça (EDU), um pequeno partido conservador suíço, vai avançar com um referendo para impedir que a próxima edição do Festival Eurovisão da Canção se realize em Basileia, entre 13 e 17 de maio. Em causa está um empréstimo de cerca 35 milhões de francos suíços (cerca de 37 milhões de euros) do parlamento cantonal para Basileia. 

Segundo o jornal Politico, que cita Daniel Frischknecht, líder do EDU, o período de recolha de assinaturas para o referendo começou no sábado, com a publicação no jornal cantonal de Basileia.

O partido descreveu o concurso de música como um evento "repleto de antissemitismo, blasfémia e satanismo". "Para uma festa tão ‘woke’, nós - os suíços - temos de pagar uma fatura pesada", questionou o EDU.

Frischknecht está confiante de que, "com a ajuda de muitos moradores de Basileia", será capaz de realizar um referendo contra o empréstimo de 34,9 milhões de francos suíços, aprovado na semana passada pelo parlamento cantonal de Basileia com 87 votos a favor, quatro contra e quatro abstenções. 

Der Grosse Rat von Basel-Stadt hat den 35-Millionen-Franken Kredit für den Eurovision Song Contest 2025 genehmigt. Die EDU ist bereit für das Referendum und zuversichtlich, dass die nötigen 2'000 Unterschriften innert 42 Tagen gesammelt werden können.
Weitere Infos folgen.

— EDU Schweiz (@EDUSchweiz) September 12, 2024

O empréstimo foi aprovado após Basileia ter pedido o financiamento de despesas de vários setores, como infraestruturas, segurança, transportes, alojamento e eventos.

Para que o referendo se realize, devem ser recolhidas e apresentadas, até 26 de outubro, pelo menos duas mil assinaturas certificadas. 

Sublinhe-se que a Suíça ganhou o direito de organizar a 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, após a vitória de Nemo com ‘The Code’, em maio, na Suécia. As semifinais do evento estão marcadas para os dias 13 e 15 de maio, ao passo que a grande final se realizará a 17 de maio, na arena St. Jakobshalle, em Basileia.

Leia Também: Eurovisão? Países Baixos pediram para "adiar decisão sobre participação"

Ler artigo completo