Paulo Moreno critica forma como o Benfica vai ao mercado: «Espera aí, estão a contratar pelo YouTube?»

2 meses atrás 44

Paulo Moreno, antigo capitão da equipa de andebol do Benfica que deixou o clube em maio deste ano, ao fim de 19 temporadas, teceu, em declarações no podcast do projeto 'Benfica Independente', muitas críticas à estrutura das águias, frisando mesmo que não percebe como funcionava a política de contratações do clube da Luz.

"Eu não vejo falta de investimento, tem havido investimento. Mas isso também tem sido um problema. Às vezes pensa-se que o investimento resolve tudo, mas investimos mal, na minha opinião. Acho que isto é um ciclo muito grande. Houve alturas em que não foi bem planeado, bem organizado, alturas em que acho que o investimento foi muito mal feito. Dizia muitas vezes. É muito triste dizer isto, mas eu às vezes dizia 'espera aí, o Benfica está a contratar pelo YouTube?'. Isto não é só pelos highlights, nos highlights são todos bons. O Tiago Pinto deu uma entrevista onde disse uma coisa muito acertada, que foi que para contratar um jogador é preciso investigar. É preciso ver jogos, para ver se é bom, como reage nos momentos maus, se é boa pessoa, perguntar aos amigos. O Benfica não fazia isso. Eu perguntava-me 'como é que eles contratam?'. Não consigo entender. E depois falta liderança. O Benfica, que é um clube enorme, com condições ímpares... Eu tenho ex-colegas a irem embora e a dizerem que o objetivo deles é voltar ao Benfica. Os estrangeiros. Isso não é normal. Não falta nada aqui. Mas voltar para quê? Isto é um oásis. O Benfica está a tornar-se num oásis. Desculpem lá dizer isto, mas esta merda não é vir para aqui e sol, praias, bons bares ou discotecas, boas casas. O Benfica não é isto. O ordenado a cair certinho. O Benfica não é esta brincadeira. Se toda a gente vê isto... Os jogadores estão lá, os adeptos como vocês querem o Benfica bem... Os senhores que mandam, como é que não veem isto?", referiu o jogador, de 32 anos, que atualmente representa o Chartres, da França.

"Se tenho atitude para umas coisas, tenho de ter para outras. Agora já não tenho contrato com o Benfica, assumo-o perfeitamente. Para já, o que me leva a sair, é porque de há um ano e meio ou dois para cá estava com vontade de experimentar uma liga diferente. Seria a francesa ou a alemã. Mas é o que já disse. Não estou a dizer nomes de ninguém, mas forçaram-me a sair do Benfica. Já não conseguia lidar com a frustração e com a tristeza de, ano após ano, ser sempre a mesma conversa. E se eu já não vejo futuro no Benfica, o que vou ficar a fazer aqui? Digo isto todas as semanas. Não sou como aqueles miúdos que vêm aqui para ganhar dinheiro. Fazem aquilo que mais gostam e ganham dinheiro com isso. Não sou hipócrita. Nunca na vida pensava ganhar o dinheiro que ganho hoje em dia", acrescentou.

Apesar das críticas, Paulo Moreno não esconde as saudades que já tem e que vai continuar a sentir do Benfica: "Claro, sinto sempre. Mais que não seja, do pavilhão. É a minha casa, passei muitos anos ali. Da formação... Lembro-me da primeira vez que fui treinar ao Pavilhão da Luz. E, claro, enquanto adepto, saudades de ver o futebol", disse ainda Paulo Moreno, antes de ficar emocionado após ouvir uma mensagem da mãe e de algumas pessoas importantes: "A saudade maior, sem dúvida. É a minha gente, as pessoas que mais amo nesta vida".

Ler artigo completo