Pecco Bagnaia em grande, não deu hipótese à concorrência e vence corrida Sprint em Assen

2 meses atrás 49

O campeão está aí e em grande! Pecco Bagnaia venceu há momentos a sua segunda corrida Sprint seguida em Assen e conseguiu assim pela primeira vez tal feito. O italiano não deu hipótese a Jorge Martín, segundo.

Tudo a postos para o arranque da Sprint, com Bagnaia, Jorge Martín e Maverick Viñales na primeira fila.

Álex Márquez teve um grande arranque e bem cedo chegou à terceira posição, ultrapassando Viñales, com o piloto da Aprilia a estar entre a dupla da Gresini. Na frente estava Bagnaia e Martín.

E ao cabo da primeira volta, eis a primeira baixa: Marc Márquez, na curva 2.

Drama on lap 2 of the #TissotSprint! 😱@marcmarquez93 has gone down at Turn 2 💥#DutchGP 🇳🇱 pic.twitter.com/NlTAMxc3A7

— MotoGP™🏁 (@MotoGP) June 29, 2024

Entretanto e pouco depois, Viñales recuperava o terceiro lugar, com o top dez a estar para já assim: Bagnaia, Martín, Viñales, A. Márquez, Brad Binder, Aleix Espargaró, Enea Bastianini, Fabio Di Giannantonio, Fabio Quartaro e Franco Morbidelli.

O campeão do mundo liderava com 0.703s sobre Martín que estava, volta após volta, a perder tempo para o italiano. Viñales por sua vez estava também mais distante da vice-liderança, que num ápice passou de 0.536s para 0.814s. Em crescendo estava Bastianini a 0.088s de Binder, e a ultrapassagem poderia acontecer a qualquer momento.

Miguel Oliveira estava também a mostrar que a qualificação foi «apenas» um percalço e era 12.º, depois de arrancar a corrida do 17.º lugar, estando inclusivamente à frente de Raúl Fernández, seu colega de equipa, que se havia qualificado melhor.

Álex Rins foi o próximo a cair, na curva 5, enquanto na frente Bagnaia era cada vez mais líder, com 1.323s do que Martín, com o espanhol a ter curiosamente 1.3s de diferença também para Viñales. Bastianini já era quarto e via o seu futuro colega de equipa a 3.041s, A. Márquez era quinto.

Mais atrás R. Fernández recebia uma penalidade de Volta Longa, que cumpriu de imediato, o que significava a ultrapassagem de Augusto Fernández.

Outro «castigado» era A. Márquez, em quinto, a ter de cumprir uma Volta Longa e com Binder a 0.201s isso poderia «promover» o sul africano a segundo, caso o #73 cumprisse o castigo.

E foi precisamente Binder a parecer «distrair-se» e a ser ultrapassado por DiGia, que assim chegava a quinto.

Espargaró, bem perto do final da corrida e numa altura em que era sexto caiu.

A corrida terminou logo depois com Bagnaia a vencer pela primeira duas corridas Sprint seguidas. Martín foi segundo e Viñales voltou a ser terceiro.

Em atualização

Ler artigo completo