Pedro Machado: «Ainda vamos ter uma Académica muito forte»

1 mes atrás 32

Pedro Machado admite um início de temporada difícil, mas está convicto de que há condições para que a Académica melhore no futuro. Na antevisão do jogo com o U. Santarém, encontro marcado para esta sexta-feira, às 20h00, o treinador da Briosa deixou elogios ao adversário, mas quer uma Académica a pensar na vitória.

"Será um jogo difícil, diante de uma equipa moralizada. Tem duas vitórias em dois jogos, com cinco golos marcados e zero sofridos. Reforçou-se muito bem, com jogadores de muita qualidade e um treinador que trabalha muito bem o lado estratégico. Juntando alguma ansiedade do nosso lado, será um jogo muito difícil", sublinhou, olhando, depois, para o lado positivo. "O grupo finalmente ficou estabilizado, mais fechado, o que faz com que seja agora mais fácil criar rotinas. Sinto-o muito motivado e com muita vontade de traduzir em vitórias e em qualidade de jogo o que temos trabalhado. Queremos conquistar a primeira vitória", atirou.

Para Machado, o foco tem que estar no processo e na qualidade. "Mais do que não vencer, preocupa-me a qualidade de jogo. A verdade é que fizemos várias semanas de pré-época com 12 jogadores. Os jogadores chegaram a conta gotas. Não gosto de me agarrar a nada, até porque não há responsabilidade da equipa técnica nem da direção, mas sabíamos o risco. As coisas vão melhorar e ainda vamos ter uma Académica muito forte", garantiu.

Gosto pela exigência

Pedro Machado sabe que na Académica a exigência é máxima. Os 3 pontos conquistados até ao momento não agradam e a pressão dos adeptos aumenta, algo que não desagrada ao treinador. "Costumo dizer que quem não está preparado para treinar a Académica não pode ser treinador. Os adeptos são exigentes, às vezes de forma desmedida, mas os verdadeiros adeptos estão sempre com a Académica e acompanham-na para todo o lado. É um clube de 1.ª Liga, mas não podemos esquecer que está na Liga 3 e há outros clubes que conseguem dar condições melhores. Não digo de trabalho, porque acho que a Académica será o melhor. Sou um treinador que gosta dessa exigência", afirmou.

Lembrando que os estudantes "já jogaram em diversos esquemas táticos" e não só em 3x5x2, o técnico afirma que não fará grandes alterações. "Não resolve mudar tudo, porque não está tudo mal. Jogamos neste sistema, porque tentamos olhar para as caraterísticas dos jogadores e fazer com que se sintam confortáveis. Na frente, por exemplo, todos gostam de jogar com 2", sublinhou.

Para este jogo, o técnico não poderá contar com Duarte Carvalho, jogador que está lesionado a contas com uma fratura num dedo do pé.

Ler artigo completo