Pedro Mafama dá por encerrado o ciclo de Por Este Rio Abaixo e antecipa o seu sucessor

2 meses atrás 52

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 03/11/2022

Uma nova etapa no horizonte.

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 03/11/2022

Preparem-se: há um novo álbum nos planos de Pedro Mafama para 2023. A projecção desse próximo trabalho é feita juntamente com o lançamento de um vídeo que serve de fecho para uma importante fase em que aprofundou (em 13 faixas) o que já tinha explorado anteriormente em EPs como Má Fama (2017) e Tanto Sal (2018).

No e-mail enviado para a caixa de correio digital do Rimas e Batidas, o próprio autor fala sobre o que ficou para trás e o que está para vir:

“Este filme tem a assinatura de um dos meus parceiros de criação, o Filipe Penajóia. Foi feito como uma representação da longa viagem que tem sido este meu disco de estreia, para levar até vocês a minha visão da música portuguesa e criar a marca que quis criar com o Por Este Rio Abaixo. Tem sido uma travessia de longos anos, mas que se foi tornando mais linda e menos solitária pelo caminho, com cada produtor, engenheiro de som, realizador, designer, fotógrafo, artista, manager, parceirxs de palco, técnicos e equipa de estrada, agência e discográfica que me vai ajudando nesta missão — e cada um de vocês que ouve a minha música, recebe as minhas imagens e palavras, está nos concertos, ou me acompanha. Desde o arranque no hostel e nos Anjos70, aos que me receberam por todo o país, aos que me conheceram agora em Barcelona ou Madrid, esta bandeira é de tds nós e é para chegar a todo o mundo.

Agora é hora de arrancar para um novo álbum. Ele já salta e grita na minha cabeça e estou a preparar-me para tirá-lo de cá de dentro e colocar a minha próxima visão em cada casa, carro, coluna portátil e altifalante de telemóvel, e começar um novo capítulo, uma outra bandeira nesta viagem que é, mais do que só minha, de quem acompanha, ajuda e/ou aplaude. Em breve tenho uma nova estrada para percorrermos juntos.”

O longa-duração de estreia do artista lisboeta foi um dos favoritos da colheita nacional para a equipa ReB em 2021. Na crítica, João Mineiro explicou o que tornava este disco tão especial, concluindo da seguinte forma:

“Apesar de poder ter ido mais longe, não temos dúvidas de que quem escuta Pedro Mafama, consciente ou inconscientemente, está também a re-discutir as ideias que temos naturalizadas sobre o que é o nosso país, o nosso bairro, as cidades onde vivemos, a herança cultural de que somos feitos e tudo aquilo que podemos vir a ser, daqui para a frente, se a reconhecermos e abraçarmos. E esse é um feito que poucos conseguem alcançar. Em suma, Por Este Rio Abaixo é um dos grandes discos da música portuguesa contemporânea e que, sem pressões, mas pressionando, projeta Pedro Mafama como um dos mais inventivos e promissores criadores da sua geração. Desejamos-lhe boa viagem.”


pub

Ler artigo completo