Pedro Moutinho canta fados e outras cantigas no novo álbum 'Casa de Água'

2 meses atrás 42

"Quando chegou o tema 'Casa de Água', que eu adorei, e quando pensámos em dividir este disco em dois EP ['Extended Play'], e reuni-los no álbum que sai dia 11, pensámos, 'Casa' que é de onde eu venho, dedicado ao fado tradicional e aos clássicos [do fado], e 'Água' leva-me para outras sonoridades", disse à agência Lusa Pedro Moutinho.

O criador de 'Um Copo de Sol' referiu a sua vontade de "cantar outras coisas" sem ser exclusivamente fado.

"Eu adoro cantar fado e vou cantar fado até ao resto da minha vida e adoro cantar tradicionais, com isto não quer dizer que não gosto de cantar outras coisas e canções, para mim dá-me um gozo imenso", afirmou Pedro Moutinho.

"Não tenho de provar nada a ninguém, ando aqui há tantos anos; há dias tentei contar os fados tradicionais que já cantei e são à volta de uns quarenta", declarou.

Sobre a construção do álbum, o fadista disse: "O primeiro tema que me chegou às mãos foi o 'Carolina', que acabou por ser o primeiro 'single', mas depois comecei a juntar e a falar com os poetas, quem seriam as parcerias que eles gostavam; a Amélia Muge, por exemplo queria fazer uma parceria com o Mário Laginha, e também, como compositora, com o João Monge".

"As coisas acabaram por acontecer, a Carminho ligou-me a dizer que tinha feito uma música para um soneto de Florbela Espanca, 'Noite de Saudade', que eu agarrei logo, depois o Pedro de Castro e a Teresinha Landeiro, que fizeram 'Dança', que gostei muito e fiquei muito feliz".

O disco é constituído por nove temas: Amélia Muge, a autora e compositora que Pedro Moutinho mais tem cantado, assina a música do tema que dá título ao álbum, 'Casa de Água', uma letra de João Monge, e assina a letra de 'Algo que Esvoaça', que Mário Laginha musicou.

Teresinha Landeiro assina também dois temas, 'A Viagem', que Pedro Moutinho gravou no Fado Magala, de Raul Portela, e 'Dança', musicado por Pedro de Castro.

'Um Resto da Mouraria' (Carlos Conde/Martinho de Assunção) abre o alinhamento do álbum que inclui também 'Imprevisto' (Maria do Rosário Pedreira/Fado Louco, de Alfredo Duarte Marceneiro), 'Sem Volta' (Maria do Rosário Pedreira/Fado Solene, de Alberto Correia), 'Noite de Saudade' (Florbela Espanca/Carminho), e 'Carolina' (Francisca Cortesão/João Correia).

Pedro Moutinho apresenta o novo álbum, no domingo, às 19:00, no Novo Ático do Coliseu do Porto, e, no dia 13, às 19:00, no Museu do Fado, em Lisboa, sendo acompanhado nos dois espetáculos pelos músicos André Dias, na guitarra portuguesa, Pedro Soares, na viola, e Daniel Pinto 'Didi', no baixo.

'Casa de Água' sucede a 'Fado em Nós' (2016) e é o sétimo álbum do fadista que se deu a conhecer, profissionalmente, em 1995, no Clube de Fado, em Lisboa, tendo sido distinguido com um Prémio Amália/Melhor Disco, em 2008.

Leia Também: Músico Jonas quer recuperar tradição oitocentista do fado batido

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo