Pedro Proença após reunião com o Governo: «Estaremos perto de encontrar aqui uma boa solução...»

2 meses atrás 71

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

20:11

Liga Portugal e algumas federações desportivas debateram com o Executivo o impacto da legislação da imigração

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, reagiu esta tarde à conclusão da cimeira desta terça-feira que juntou o Governo da República à Liga Portugal e Federações de Futebol, Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol, a propósito do impacto que está a ter a legislação em vigor relativamente à imigração. Ficou decidido, nessa reunião, que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) vai celebrar acordos com as várias federações desportivas para acelerar autorizações de residência para os atletas extracomunitários.

Ora, Proença espera que "a minuta do protocolo entre já em vigor amanhã". "Foram-nos dadas algumas notas do que poderá ser a forma de sair desta situação que, obviamente, é grave e afeta sobremaneira a realidade do Futebol Profissional. A Liga já tinha apresentado algumas soluções que foram tomadas em consideração, um regime e possibilidade de excecionalidade no que diz respeito à área do Desporto. Essa foi também a solução encontrada pelo Governo e deixo aqui uma palavra de registo do espírito de boa vontade e de preocupação de perceber que a realidade do Futebol vive num contexto muito especial. Saímos daqui com a minuta de um protocolo que queremos que já amanhã entre em vigor", começou por dizer Pedro Proença, em declarações reproduzidas pela Liga Portugal.

Relacionadas

"Obviamente que vai precisar de um par de horas de ponderação por parte dos gabinetes jurídicos da Liga e das Sociedades Desportivas, mas a nossa capacidade de resposta a este tema, até pela preocupação que o mesmo nos merece, vai ser imediata. Penso que estaremos perto de encontrar aqui uma boa solução por forma a aliviar esta janela de inscrição de jogadores que é muito importante e dar aqui alguma tranquilidade para que este ano desportivo decorra da melhor forma", acrescentou.

"Portanto, penso que daqui a 24 horas teremos uma solução estrutural para o problema, por forma a que os clubes possam terminar esta janela de transferências dentro de alguma tranquilidade. Este tema tem sido uma preocupação clara e objetiva porque trata-se de uma janela de transferências muito importante para os Clubes, e quando se fala que temos de ter níveis de competitividade iguais a outras ligas, este é também um fator. Obviamente que os custos de enquadramento também são fundamentais para termos uma indústria altamente competitiva, mas desta possibilidade de termos um regime de inscrições muito equiparado às outras realidades é fundamental", apontou ainda Pedro Proença.

Por Record

Ler artigo completo