Pelo menos 12 mortos em ataque armado durante festa no México

9 meses atrás 83

"Doze pessoas morreram até agora", anunciou na rede social X a procuradoria de Guanajuato, um dos estados mais violentos do México devido à presença de poderosos grupos criminosos.

Segundo as autoridades, dezenas de feridos foram transferidos para hospitais.

De acordo com a imprensa local, o tiroteio ocorreu na fazenda San José del Carmen, habitualmente alugada para festas.

As vítimas eram jovens que participavam em celebrações pré-natalícias, segundo a fundação Tierra Negra, que promove projetos sociais na localidade.

Ataques semelhantes ocorreram nos últimos anos em Guanajuto, que lidera a lista dos estados mexicanos com o maior número de homicídios até agora este ano, com 3.029 mortes, de acordo com dados oficiais.

O distrito, que abriga um próspero centro industrial, tornou-se palco de conflitos entre o grupo Santa Rosa de Lima e o Cartel de Jalisco - Nova Geração, que está envolvido no tráfico de drogas e roubo de combustível, entre outros crimes.

De acordo com os números oficiais, desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma controversa ofensiva militar contra o tráfico de droga, mais de 420.000 pessoas foram mortas ou feridas, na sua maioria vítimas de atos criminosos.

Leia Também: Seis mortos em tiroteio entre cartéis de droga no norte do México

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo