Perdas em Wall Street após a inflação cair menos que o esperado

7 meses atrás 65

A inflação de janeiro acima do esperado nos EUA derrubou os índices de Wall Street.

Wall Street fechou com perdas assinaláveis ​​esta terça-feira com o Dow Jones a fechar com uma perda de -1,35% para 38.272,75 pontos; o S&P 500 a recuar -1,37% para 4.953,17 pontos e o Nasdaq a perder -1,80% para 15.655,6 pontos, depois do sinal misto registado esta segunda-feira. Nesta sessão, os índices de Nova Iorque caíram acentuadamente após os dados da inflação que decepcionaram o mercado.

Tanto o tecnológico Nasdaq como o S&P 500 fecharam na segunda-feira com ligeiras perdas, embora este último tenha conseguido manter-se acima dos 5.000 pontos pelo segundo dia consecutivo. Por seu lado, o Nasdaq Composite permanece próximo dos máximos históricos alcançados em novembro de 2021.

Hoje foi divulgada a leitura de janeiro do Índice de Preços no Consumidor (IPC) dos Estados Unidos, que se fixou em 3,1% na taxa interanual face aos 3,4% registados em dezembro, segundo dados publicados pelo US Bureau of Labor Statistics. Por seu lado, a taxa subjacente, que exclui produtos alimentares e energéticos, manteve-se em 3,9%. Ambos ficaram acima do previsto pelo consenso.

Nos últimos dias, diferentes membros do banco central dos EUA moderaram as expectativas do mercado em relação aos cortes nas taxas diretoras, especialmente o presidente Jerome Powell, que sublinhou que a Fed precisa de mais garantias de que a inflação está a reverter antes de ver uma inversão na sua política monetária.

Outro dado relevante desta semana é o índice Redbook, que foi divulgado esta terça-feira e caiu para 2,5% face aos 6,1% anteriores. As vendas no retalho, os dados semanais sobre o desemprego e a pesquisa industrial do Fed da Filadélfia serão divulgados na quinta-feira. Por fim, na sexta-feira serão conhecidas as leituras do índice de preços ao produtor e do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan.

Também não devemos perder de vista a temporada de resultados empresariais do quarto trimestre e de todo o ano de 2023 no mercado norte-americano. A Coca-Cola revelou hoje que faturou mais 12% que em 2023,

Noutros mercados, o euro depreciou-se em relação ao dólar (-0,56% para 1,071 dólares).

O petróleo do West Texas subiu 1,25% para 77,80 dólares.

Ler artigo completo