Perigo para o Benfica? Rangers tem o defesa mais influente da Europa a nível de participação em golos

6 meses atrás 67

É já esta quinta-feira que o Benfica entra em ação nos oitavos de final da Liga Europa e tenta colocar um ponto final no seu mau momento de forma ao receber o Rangers. Além de contarem com o português Fábio Silva, os escoceses têm também nas suas fileiras o defesa mais influente da Europa a nível de participação direta (golos e assistências) em golos.

É que se o Benfica tem em Rafa Silva um dos jogadores mais influentes da Europa a nível de participação direta em golos, o Rangers também tem o «seu Rafa», mas posicionado mais atrás do terreno. Falamos de James Tavernier, capitão e lateral inglês de 32 anos que representa o clube há nove temporadas e que está perto da sua melhor temporada em termos de carreira. 

Participação em + golos nas Ligas Top 🔟 UEFA (Golos + Assistências, todas as competições):
45 Luuk de Jong🔝
42 Gyokeres
39 Mbappé
39 Kane
34 Haaland
31 Tavernier
31 Watkins
31 Rafa Silva
31 Igor Thiago
30 Shankland pic.twitter.com/ysejjmyJb8

— Playmaker (@playmaker_PT) March 5, 2024

Tavernier é o homem das bolas paradas do Rangers, onde se incluem as grandes penalidades - leva 13 golos de grande penalidade-, mas também livres e cantos, e isso faz com que tenha uma enorme importância no capítulo ofensivo da equipa. Ora, com a ajuda do nosso Playmaker Stats, fomos ver onde se encontra Tavernier entre as dez melhores ligas europeias e os números são esclarecedores.

Até ao momento, entre todas as competições, Tavernier já tem participação direta em 31 golos (21 golos apontados, a melhor marca da carreira, e dez assistências) e é, com alguma vantagem, o defesa mais influente do top-10 europeu, à frente da «super dupla» do Bayer Leverkusen, composta pelo ex-Benfica Grimaldo (22 participações, com 11 golos e 11 assistências) e o neerlandês Frimpong (19 participações, com dez golos e nove assistências).

De resto, nota ainda para o facto de, entre os 15 defesas mais influentes da Europa a nível de participação direta em golos, estarem dois que atuam na liga portuguesa, embora ambos não sejam defesas de raiz, mas estejam a passar a maioria do seu tempo a alas direitos em 2023/24. São eles Rodrigo Gomes, do Estoril (seis golos e sete assistências), e Aursnes, do Benfica (quatro golos e nove assistências), ambos com 13 participações diretas.

Contudo, a importância de Tavernier não se destaca apenas entre os defesas e o lateral direito é mesmo, olhando para todas as posições de campo no top-10 europeu, o sexto jogador mais influente, empatado com Ollie Watkins (Aston Villa), o benfiquista Rafa Silva e Igor Thiago (Club Brugge), todos com 31 participações diretas. Este ranking, de resto, é liderado pelo avançado neerlandês do PSV Luuk de Jong, que leva já 45 participações (31 golos e 14 assistências) e supera o segundo classificado, o avançado sueco do Sporting Gyokeres (42 participações, com 32 golos e 10 assistências).

Ler artigo completo