Petróleo e gás em risco com tensão no Médio Oriente, alerta Agência Internacional de Energia

1 hora atrás 16

O estreito de Ormuz continua a ser um local estratégico para o fornecimento global de petróleo e gás. Qualquer disrupção, causaria uma crise no mercado energético mundial.

A Agência Internacional de Energia (IEA) avisou hoje que existe um risco elevado de disrupção de fornecimento de petróleo com a escalada da tensão no Médio Oriente.

“O potencial para disrupções de petróleo e gás no curto prazo é elevado devido ao conflito no Médio Oriente”, segundo o relatório World Energy Outlook hoje divulgado.

Cerca de 20% do fornecimento global de petróleo passa pelo estreito de Ormuz. A interrupção do trânsito marítimo nesta via terá um grande impacto no fornecimento e preços dos combustíveis fósseis.

No entanto, a IEA avisa que o consumo de petróleo está a recuar e que deverá haver uma capacidade sobressalente de oito milhões de barris diários até 2030, altura em que uma nova vaga de projetos de gás natural liquefeito (GNL) deverá entrar em operação aumento a capacidade de exportação em 50%.

“O escalar dos conflitos no Médio Oriente e na guerra da Rússia na Ucrânia sublinha os riscos existentes de segurança energética que o mundo enfrenta”, acrescenta.

Por dia, mais de 20 milhões de barris diários de petróleo passam pelo estreito de Ormuz, com 75% a destinarem-se à Ásia, com 7,5 milhões de barris a passarem pelo canal do Suez com destino à Europa e Américas.

Por ano, passam mais de 100 mil milhões de metros cúbicos de gás natural pelo Estreito de Ormuz, mais de 80% para os mercados asiáticos.

Ler artigo completo