Pitbulls encontrados com ferimentos em Lisboa. Um estava "na via pública"

8 meses atrás 77

Dois cães da raça pitbull foram encontrados com vários ferimentos, esta sexta-feira, na zona da Ameixoeira, em Lisboa. Um dos animais estaria num “recinto sem condições, na via pública”.

“Denúncia para um animal com sinais de ferimentos generalizados no corpo todo, um inchaço considerável na zona do crânio e fechado num recinto sem condições, na via pública de um bairro na Ameixoeira, em Lisboa”, informou o IRA - Intervenção e Resgate Animal, na rede social Facebook.

Duas equipas do grupo foram mobilizadas para responder ao alerta e, com a colaboração dos agentes da 41.ª esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lisboa, verificaram que outro animal estava “no interior de uma viatura com o respetivo detentor”.

O homem tentou colocar um dos animais no interior da sua habitação, mas foi intercetado pelas autoridades, que fiscalizaram a identificação eletrónica, o boletim sanitário e as “demais obrigações legais enquanto detentor de raças potencialmente perigosas”.

De acordo com a nota, o patudo estava indocumentado e não tinha boletim sanitário, ainda que aparentasse uma “boa condição corporal”. Também não estava castrado, tendo ficado ao cuidado do IRA.

O outro pitbull, por seu turno, “apresentava ferimentos e dermatite generalizada pelo corpo todo”, além de estar “prostrado, sujo e parasitado”. Este animal tinha microchip e boletim sanitário mas ficou, também, aos cuidados do IRA.

Entretanto, o grupo adiantou que o patudo que se encontrava no exterior testou positivo para leishmaniose e erliquiose canina, tendo “vários ferimentos no corpo” e anemia. Ainda assim, tem “boas expectativas” de recuperação.

“O outro já foi microchipado e vacinado para a raiva, tendo testado negativo para leishmaniose e outras doenças”, complementaram.

Os animais, que “mostraram alguma agressividade”, ficarão nas instalações do IRA "até nova decisão", uma vez que os tutores foram identificados pelas autoridades.

“Foi solicitado à Casa dos Animais de Lisboa a possível castração, conforme previsto na lei para raças potencialmente perigosas. Os detentores foram informados das legalidades e respetivos custos inerentes às despesas dos tratamentos dos animais”, detalhou ainda a organização.

Leia Também: Os motivos que estão a deixar o seu cão mais irrequieto

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo