Play-off? Estão lá!

4 meses atrás 44

Está selada a presença no play-off de acesso ao Campeonato da Europa. Portugal venceu, novamente, a Irlanda do Norte nesta primeira dupla jornada internacional e segue plenamente invicto na qualificação para o Euro que se disputará na Suíça no verão de 2025.

Depois dos três primeiros jogos da fase de grupos sem qualquer derrota ou golo sofrido, as Navegadoras seguiram para território britânico, venceram por 1-2 e selaram o primeiro objetivo desta fase. O próximo é garantir o ponto que resta para carimbar o primeiro lugar e subir à Liga A da Liga das Nações.

Tudo o que um golo mudou

Na antevisão a este encontro, o selecionador Francisco Neto mencionou uma frase que serve de autêntico retrato ao que aconteceu no Mourneview Park: «Não há jogos fáceis». E assim foi.

Ainda a apalpar terreno num relvado muito difícil de competir - que o diga a tanta areia que por lá pairou -, Portugal praticamente entrou a perder no jogo, com um golo de Wade logo nos primeiros cinco minutos, e sofreu o primeiro tento nesta fase de fase de grupos.

A ter de correr atrás do resultado, a resposta portuguesa não poderia ter sido mais clarividente. Com maior fluidez nos flancos e máxima atenção à baliza de Jacqueline Burns, o ataque das Navegadoras tentou de tudo para ser fulminante frente à baliza.

No decorrer da primeira parte, não deixou a desejar. Afinal, o golo do empate viria a aparecer ainda antes dos 20 minutos do duelo, com direito a uma grande jogada.

Kika Nazareth arrancou até perto da área, serviu Lúcia Alves e à defesa apenas coube cruzar para o cabeceamento certeiro da companheira de clube. Estava inaugurado o marcador para Portugal, com enorme alento de esperança na vitória.

A toada ofensiva das comandadas de Francisco Neto não parou por aí e partiram em busca do segundo golo. À passagem da meia hora de jogo, ele próprio apareceu. Num erro da defesa da Irlanda do Norte, Andreia Norton conseguiu aproveitar uma má receção da central norte-irlandesa e, na pequena área, rematou para o tento certeiro que viria a dar a vitória lusa.

A Irlanda do Norte permaneceu sem grandes ideias ofensivas de jogo. A tarefa defensiva prevaleceu durante todo o restante da partida e acabou mesmo por dificultar várias ações portuguesas no meio-campo adversário.

Até final, mais nada viria a mudar. Assim, Portugal fica apenas a um ponto de garantir o primeiro lugar do grupo e consequente promoção à Liga A da Liga das Nações. No entanto, o objetivo primordial foi conseguido: a presença no play-off de acesso ao Campeonato Europeu.

Ler artigo completo