Polémica com cápsulas. Famoso francês exige indemnização à Nespresso

4 meses atrás 58

O apresentador francês, Jacques Essebag, mais conhecido como Arthur, juntamente com um grupo de investidores exige uma indemnização de quase 300 milhões de euros à gigante de café Nespresso.

O famoso gaulês é o 'cabecilha' de uma ação contra a filial da Nestlé, depois de ter investido, entre 2009 e 2010, 8 milhões de euros a troco de 5% de ações na empresa Ethical Coffee Company (ECC).

Esta última empresa foi criada por Jean-Paul Gaillard, ex-diretor-geral da Nespresso, com o objetivo de criar capsulas biodegradáveis, mais baratas e compatíveis com as máquinas da Nespresso.

Em 2011, a marca lançou o seu produto no mercado suíço, mas esteve em funcionamento pouco tempo, dado que a Nespresso intentou numa batalha legal contra o seu ex-diretor impedindo-o de vender as cápsulas entre 2011 e 2014, explica o El Pais.

Em 2014, os advogados da ECC conseguiram que a proibição de comercialização das cápsulas fosse levantada, mas entretanto outros concorrentes entraram no mercado. E a ECC já não conseguia acompanhar o ritmo, ao ponto de ter de cessar a atividade em 2017 e declarar falência em 2018.

Em 2021, o Tribunal Federal Suíço decidiu que a proibição de comercialização imposta à Ecc em 2011 era infundada, uma vez que a forma da cápsula não podia ser registada como propriedade intelectual, pois é praticamente impossível produzir uma cápsula compatível com as máquinas Nespresso, com uma forma diferente da original. Pelos danos causados por esta proibição, os onze credores da Ecc pedem agora à Nespresso uma indemnização de 280 milhões de francos suíços (quase 300 milhões de euros).

Leia Também: Gelo nas ruas? Gerente de café põe mãos à obra e ajuda pedestres

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo