Polémica em Espanha: Governo não queria presidente da federação ao lado do Rei Felipe VI

3 meses atrás 76

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias. Seguir

21:54

Executivo espanhol queria que fosse José Uribes, líder do Conselho Superior do Desporto, a ocupar o lugar de Pedro Rocha na tribuna do Veltins Arena

Estalou a polémica em Espanha... e tudo por conta da personalidade que ocupou o lugar na tribuna presidencial do Veltins Arena, onde há minutos terminou o duelo entre Espanha e Itália (1-0), a contar para a segunda jornada do Grupo B do Euro'2024.

De acordo com as informações avançadas esta quinta-feira pela 'Marca', o governo espanhol liderado por Pedro Sánchez não queria que fosse Pedro Rocha, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) a ocupar o lugar imediatamente ao lado do Rei Felipe VI na tribuna presidencial do recinto alemão. Em vez disso, o governo queria que esse lugar estivesse reservado para José Manuel Fernández Uribes, presidente do Conselho Superior do Desporto em Espanha. Contudo, tal como explica a mesma fonte, a UEFA não reconhece a comissão de controlo criada pelo próprio Conselho Superior do Desporto espanhol, afirmando que deve sim ser o líder federativo a acompanhar a autoridade que representa o país em questão, decidindo que Pedro Rocha fosse o escolhido para se colocar ao lado do Rei de Espanha em Gelsenkirchen.

No final, José Manuel Fernández Uribes acabou mesmo por sentar-se na tribuna presidencial do Veltins Arena, embora seis lugares atrás de Felipe VI e já depois de ver o secretário-geral da RFEF Álvaro Casanueva ceder o seu lugar.

Por Sérgio Magalhães

Ler artigo completo