Polestar acabou com o vidro traseiro dos Polestar 4 e 5. Porquê?

7 meses atrás 59

A Polestar apresentou uma nova característica em dois dos seus modelos: a abolição do vidro traseiro. Sabe porquê? Descubra aqui.

Os dois modelos mais recentes da Polestar — o 4 e o 5 — já foram apresentados e têm uma característica comum que quase ninguém estava à espera: a ausência de um vidro traseiro.

Quem pensava que a ausência do óculo traseiro no Polestar 4 era uma forma da marca se querer distanciar da Volvo, estava enganado. O seu «primo» Polestar 5 também tem esta característica. Ou a falta desta… Mas afinal, o que levou a marca a tomar esta decisão?

Numa entrevista que a Insideevs fez a Graeme Lambert (Relações Públicas de Design e Tecnologia da Polestar), descobrimos que não se tratou de uma ideia totalmente «louca». Na verdade, a ausência do óculo traseiro nos Polestar 4 e 5 até tem muito que se lhe diga.

2 imagens

Tudo começou na «génese» da Polestar. A nova marca de automóveis elétricos nasceu no seio da Volvo, conhecida pelo seu compromisso com a segurança.

Assim, quando a ideia inicial dos designers da marca sueca foi apresentada: um tejadilho baixo e elegante, em conjunto com um veículo mais baixo e com o teto em vidro, algumas questões foram levantadas.

Como é que se iria criar um modelo com este tipo de características, sem afetar o seu estilo e segurança? E uma vez que mexer em elementos estruturais estava fora de questão, a solução foi encontrada precisamente na abolição do vidro traseiro.

Vantagens ou desvantagens?

Com a ausência deste elemento, foi possível «empurrar» a travessa transversal que une as secções laterais da carroçaria mais para trás. Desta forma, a linha do tejadilho já pode ficar numa posição mais baixa e sem comprometer a rigidez estrutural do conjunto, o comportamento dinâmico do carro ou mesmo o espaço em altura no habitáculo.

Além destas razões, Lambert deu também o exemplo do que acontece com os crossover atuais. Para se produzir um automóvel seguro e com uma estrutura mais rígida, os pilares tornaram-se mais grossos, algo que acaba quase sempre por comprometer a visibilidade traseira.

© Polestar

Para compensar a ausência do vidro traseiro, no entanto, a marca instalou um ecrã no lugar do espelho retrovisor, tanto no Polestar 4 como no 5, que mostra as imagens fornecidas pela câmara traseira. Segundo a marca, é uma solução que até permite um melhor ângulo de visão, quando comparada com o tradicional olhar através do vidro traseiro com a ajuda do espelho retrovisor.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades foram produzidas da versão especial de despedida Polestar 1?
Ler artigo completo