Polícia britânico acusado de terrorismo por apoiar o Hamas 

5 meses atrás 84

Um agente da polícia do Reino Unido, foi acusado de dois crimes de terrorismo por ter partilhado imagens de apoio ao Hamas, que é considerada uma "organização terrorista" no país. 

Segundo a agência de notícias Reuters, que cita a autoridade, Mohammed Adil, de 26 anos, natural de Bradford, no norte de Inglaterra, foi detido em novembro do ano passado na sequência de uma investigação de combate ao terrorismo.

Em causa estiveram mensagens partilhadas na plataforma WhatsApp entre outubro e novembro de 2023.

"Na segunda-feira, Mohammed Adil, de 26 anos, foi acusado de dois crimes de publicação de uma imagem de apoio a uma organização proscrita, especificamente o Hamas, contrariando a secção 13 da Lei do Terrorismo", informou o Gabinete Independente para a Conduta Policial (IOPC), esta quarta-feira. "As ofensas teriam ocorrido em outubro e novembro de 2023."

Adil foi suspenso da Polícia de West Yorkshire e deverá comparecer perante o Tribunal de Magistrados de Londres Westminster na quinta-feira.

Sublinhe-se que o conflito em curso na Faixa de Gaza foi desencadeado pelo ataque do grupo islamita Hamas em solo israelita de 7 de outubro de 2023 que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Desde então, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza que provocou mais de 34 mil mortos, segundo o Hamas, que governa o pequeno enclave palestiniano desde 2007.

Leia Também: Blinken: Proposta de trégua apresentada ao Hamas é "muito inteligente"

Ler artigo completo