Polícia espanhola desmantela rede que falsificava obras de Banksy

6 meses atrás 61

A polícia espanhola revelou esta quarta-feira ter desmantelado uma rede que alegadamente falsificava obras de Banksy e que vendia, cada uma, em todo o mundo, por valores até 1.500 euros.

Os Mossos d'Esquadra detiveram duas pessoas na cidade de Saragoça, local onde as obras foram alegadamente fabricadas, e ainda duas outras pessoas com "conhecimentos do mundo da arte", suspeitas de terem posto as obras à venda, informou a Polícia Regional da Catalunha num comunicado, citado pelo The Guardian.

A autoridade refere que "foi desmantelada uma oficina e diversos pontos de venda" das obras falsificadas de Banksy.

"Intervimos em nove obras e contabilizámos mais de 25 vendas. Alguns foram vendidos por 1.500 euros a vítimas no estrangeiro" em lojas especializadas, em casas de leilões de Barcelona e a clientes na Alemanha, Escócia, Espanha e Estados Unidos, referiu a polícia numa publicação na rede social X (antigo Twitter).

As obras eram feitas com tinta em spray sobre cartão, contudo a rede falsificou ainda certificados de autenticidade, dando conta que as obras faziam parte do seu projeto Dismaland, uma exposição temporária que se assemelhava a um parque temático sombrio, criada em 2015.

O caso começou a ser investigado no ano passado, depois de ter sido detetada a venda de várias obras falsas de Banksy. A rede foi criada por dois "jovens seguidores da arte urbana de Banksy, com problemas económicos", acrescenta a nota.

A investigação continua em curso e a polícia não exclui a possibilidade de novas detenções.

Desmantellem un taller i diferents punts de venda des d’on es distribuïen obres falses atribuïdes a l’artista Banksy

Hem intervingut 9 obres i tenim comptabilitzades 25 vendes més. Algunes s'han venut per 1.500 euros a víctimes a l'estranger https://t.co/OX7WsJGtef pic.twitter.com/oa8dF8Rxa6

— Mossos (@mossos) March 7, 2024

De recordar que Banksy, cuja identidade nunca foi revelada, é famoso pelos seus murais apelativos que aparecem frequentemente em locais inesperados.

As suas obras encontram-se em locais que vão desde Londres e Nova Iorque até à Cisjordânia e Gaza.

Leia Também: Telhado de Planetário itinerante cai durante visita escolar em Espanha

Ler artigo completo