Polícia japonesa procura suspeitos de vandalismo em santuário de guerra

3 meses atrás 71

A polícia japonesa está à procura dos suspeitos de terem pintado com spray a palavra "casa de banho" num santuário de Tóquio, que homenageia os mortos de guerra do país. 

Segundo a Associated Press (AP), que cita vários meios japoneses, o ato de vandalismo aparenta tratar-se de um protesto contra a libertação em curso de águas residuais radioativas tratadas da central nuclear de Fukushima. 

O graffiti, a vermelho, num pilar à entrada do Santuário Yasukuni, foi descoberto no sábado. A agência escreve que um vídeo, publicado nas redes sociais chinesas, mostra um homem, que se identificou com Iron Head, a criticar a descarga de águas residuais.

"Perante a autorização do governo japonês para descarregar águas residuais nucleares, podemos fazer alguma coisa?", pergunta o homem. "Não, vou dar-lhes alguma cor para verem", acrescenta, segundo cita a AP.

Numa outra parte do vídeo, o homem surge, aparentemente, a urinar no pilar e a usar tinta para escrever a palavra "toilet" ("casa de banho").

A polícia informou que está a investigar pelo menos dois suspeitos, tanto a pessoa que aparece no vídeo como a que gravou. 

A pintura foi limpa esta segunda-feira.

Leia Também: Nagasaki exclui Israel da cerimónia do lançamento da bomba atómica

Ler artigo completo