"Ao longo de seis meses, serão abordados seis temas distintos sobre grupos minoritários na academia: comunidade LGBTQIA+, estudantes internacionais, estudantes com necessidades educativas especiais, saúde mental e problemas financeiros, e a vida quotidiana dos estudantes nacionais", explicou, em comunicado, o IPCB.
O projeto Kaleidoscope inclui um conjunto de iniciativas, desde 'podcasts' mensais com convidados especiais, a sessões de sensibilização para toda a comunidade académica, disponibilização de cartazes alusivos às diferenças nas escolas superiores e residências de estudantes.
Cada mês vai ter uma cor diferente associada ao tema em discussão.
"O projeto Kaleidoscope pretende, através de uma estratégia mais informativa e educativa, modificar crenças e atitudes, reduzir desigualdades, abordar a igualdade de género e combater e prevenir eventuais comportamentos discriminatórios".
Trata-se de um projeto de sensibilização para a inclusão e de incentivo à valorização da heterogeneidade e diversidade na comunidade académica do IPCB.
Todas as atividades serão divulgadas nas redes sociais do IPCB e, sendo um projeto aberto a toda a comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes), está disponível o 'email' [email protected] para envio de sugestões de temas a abordar no futuro.
Leia Também: IPCB tem projeto para integrar estudantes dos PALOP