PONTO DE VISTA | Os segredos do fenómeno Margarido: «Fazia-me refletir sobre o futebol»

4 meses atrás 84

São tempos de festa na Choupana, com um jovem treinador em destaque. Numa época em que o Nacional não era apontado ao topo na Liga Portugal SABSEG, o técnico Tiago Margarido guiou o clube ao regresso à elite do futebol português. Um feito fantástico na estreia a nível profissional.

A capacidade de Tiago não é surpresa para os mais atentos às divisões secundárias. Um percurso humilde, em crescendo e já com passagens por desafios recheados de exigência.

Para conhecer os segredos para a caminhada de sucesso, o zerozero conversou com duas figuras ligadas à carreira do treinador. Entre os muitos elogios, características como «inteligência» e capacidade de adaptação são apontadas ao técnico, que pisca o olho à entrada na I Liga.

Nacional não partia como favorito @Rogério Ferreira / Kapta+

«Ouvir é uma habilidade e o Tiago era mestre nisso»

Primeiro como treinador do antigo médio, mais tarde a partilharem equipa técnica. Foi no humilde Gondim-Maia que os caminhos de Américo Soares e Tiago Margarido se cruzaram.

Atualmente a trabalhar na China, Américo recorda com orgulho ao nosso portal as memórias que tem do atual treinador do Nacional. Um caminho construído com muito mérito, reitera.

«Conheci o Margarido quando ele foi meu jogador no Gondim-Maia. Infelizmente as lesões não foram amigas e naquela fase já tinha sido operado ao joelho. Grande característica? Inteligência em campo. Acima da média para aquele nível. Teve uma boa escola em clubes como Boavista e Leixões.»

«Sempre foi muito observador. Curioso e pertinente nas perguntas que fazia. Sabia que estava a tirar Desporto na faculdade, mas não tinha ideia que estava a pensar seguir o caminho de treinador. Ouvir é uma habilidade e o Tiago era mestre nisso. Agora percebo os planos que tinha em mente (risos)», começou por revelar.

Um par de anos mais tarde, Margarido inicia o percurso como treinador e integra uma equipa técnica liderada por Américo Soares. Apesar da juventude, a maturidade e o foco eram de alguém decido em ter sucesso.

Margarido levou Canelas à Liga 3 e clube aos quartos de final da Taça @Gaspar Castro

«Quando regresso ao Gondim propuseram-me, pelo senhor Mário Freitas, que o Tiago fizesse parte da equipa técnica. Um rapaz decidido e muito interessado, que sabia do trabalho necessário para chegar onde queria. Era jovem, mas as perguntas que fazia muitas vezes levavam-me a refletir sobre o futebol. A ponderação ficou-me sempre na retina, assim como a frieza na tomada de decisões. Isto tudo aliado a um lado divertido nos momentos mais descontraídos.»

«Temos uma relação de amizade, obviamente com um contacto mais reduzido devido aos caminhos de cada um. Os traços de personalidade continuam desde aquele tempo. O caminho nem sempre é certo e momentos como a saída do Varzim, que eu achei injustificada, podem acontecer. Talvez esse revés até tenha acelerado a sua afirmação e evolução», confessou.

Apesar dos 35 anos do amigo, Américo Soares acredita que Tiago Margarido está preparado para o sucesso, com elogios à habilidade mostrada pelo treinador em gerir os seus grupos de trabalho.

«Tem sido um trajeto de grandes desafios. O Canelas não é um clube fácil e teve capacidade para se adaptar, com gestão emocional das especificidades daquele projeto. Subiu com mérito à Liga 3 e ajudou a estabilizar o clube naquele nível. O Varzim é um histórico de paixões e sofreu da impaciência da estrutura. No final da época percebeu-se que foi uma decisão precipitada.»

«Adaptou as suas ideias às características dos jogadores que encontrou no Nacional. Tirar o melhor dos recursos que temos é um aspeto chave. Além do aspeto tático, a motivação dos homens e a confiança para os jogadores mostrarem o seu melhor. É um ponto onde acho que o Margarido está à frente de outros treinadores que conheço», afirmou.

«É fantástico na análise aos adversários»

Autor do golo da vitória contra o Sporting, o defesa João Faria ficou ligado ao momento mais alto da passagem de Tiago Margarido pelo Varzim, em 2022/23. Ao zerozero, não esconde as «recordações muito boas» do trabalho com o técnico.

«As referências que tinha do mister eram de ter jogado contra a equipa dele do Canelas. É alguém que gosta de ouvir os jogadores e não tem problemas em interromper um treino ou sessão de vídeo para esclarecer dúvidas, ouvir os nossos pontos de vista, etc. O plantel nunca teve qualquer problema com a sua juventude, o que interessa é o trabalho e a competência», analisou.

Solto nas abordagens táticas, a capacidade de análise dos adversários de Margarido é muito elogiada pelo seu antigo jogador, assim como a utilização do vídeo na preparação dos encontros.

Vitória contra o Sporting marcou passagem pelo Varzim @Catarina Morais / Kapta +

«Um ponto muito forte do mister é a análise aos adversários. Sejam debilidades a explorar ou os processos defensivos e ofensivos. Fantástico, também com o contributo importante do seu analista. Muita ajuda do vídeo e tudo com um propósito.»

«Quarta-feira era o dia trabalhar o processo ofensivo, antes do treino existia sessão com imagens dos aspetos defensivos do adversário. No dia seguinte, o contrário. Não é um treinador preso a ideias de jogo, mas sim com uma excelente capacidade de adaptar a sua equipa aos desafios que vai ter pela frente. Aconteceu com o Sporting, em que mudámos a forma de jogar e fomos muito competitivos. Foi um jogo marcante daquela época», admitiu.

A aventura na Póvoa de Varzim terminou após um momento menos forte de forma da equipa, mas não apaga o apreço de João Faria pelo treinador. Além da competência no trabalho diário, um lado humano muito forte é característica marcante.

«Não estávamos à espera [saída do técnico]. Quem manda é que tem de prestar justificações. O Varzim é um clube de elevada pressão e acredito que isso tenha tido o seu peso. A bola entrar ou não muda muita coisa.»

«Destaco o seu coração enorme, uma pessoa muito boa. A nível de trabalho, muito metódico e meticuloso nos aspetos táticos. Estas passagens por Varzim e Nacional ajudaram-no muito, acredito, em lidar com momentos de pressão. Clubes de adeptos fervorosos. Leva uma excelente bagagem para o próximo passo na carreira», concluiu.

Futuro de Margarido está em aberto @Rogério Ferreira / Kapta+

Ler artigo completo