Porque é que os portugueses não estão a comprar carros novos?

2 meses atrás 78

Só uma pequena parte da venda de carros novos em Portugal vai para os particulares. No Auto Rádio vamos saber as razões por detrás disso.

Parece estranho dizer que os portugueses não estão a comprar carros novos — afinal, em 2023 venderam-se mais de 235 mil carros novos em Portugal —, mas quando esmiuçamos os números, apenas 20% do total foram vendas para particulares. Para onde foram os restantes 80%?

Essa é a questão principal que serve de tema ao novo episódio do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt.

Para o justificar, é redutor apontar o dedo apenas ao baixo poder de compra dos portugueses ou ao preço dos automóveis. Há mais razões. Para as conhecer o Guilherme Costa contou com a presença de Hugo Jorge, diretor da Fleet Magazine.

Particulares vs empresas

Previsivelmente, se os particulares correspondem apenas a 20% do total do mercado de carros novos, os restantes 80% têm de ser empresas.

O desequilíbrio entre as duas partes é muito grande. E a diferença de Portugal para os outros mercados é significativa, onde a quota dos particulares é muito mais elevada. Neste Auto Rádio, que pode ver acima, vai ficar a saber os porquês de ser assim e, como é habitual em temas complexos, a resposta nem sempre é simples.

Não nos ficamos por aqui. Também falamos na venda de automóveis elétricos em Portugal, que têm estado de «vento em popa». Mas também aqui queremos perceber quem está a comprá-los.

Mercado nacional As marcas que mais venderam em Portugal no primeiro semestre de 2024

Que automóveis estamos a comprar?

Nesta análise ao mercado automóvel nacional também queremos saber que automóveis estão os portugueses a comprar. Até para perceber o que faz uma marca premium, como é a Mercedes-Benz, uma presença assídua no Top 3 do mercado nacional.

Mercedes-Benz E 220 d, frente 3/4© Razão Automóvel A Mercedes-Benz, marca premium, tem sido assiduamente uma das que mais vende em Portugal. O que à primeira vista pode parecer estranho.

Ficamos ainda a conhecer melhor o perfil do cliente particular português, que mostra ter um enorme gosto e carinho pelo automóvel. Mesmo tendo em consideração o preço elevado ou os custos elevados de utilização do automóvel. E ao contrário do que tem sido avançado, de que as novas gerações não têm interesse por automóveis, alguns dados nacionais indicam precisamente o oposto.

Isto e muito mais — causas para o aumento de preço dos automóveis, outras modalidades de ter carro sem passar pela compra, até previsões sobre o futuro do mercado nacional —, pode ver e ouvir no Auto Rádio desta semana. É um episódio a não perder.

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.

Ler artigo completo