Porsche apresenta Macan, o primeiro SUV 100% elétrico da marca

7 meses atrás 75

A Porsche anunciou os Macan e Macan Turbo, a segunda geração do original lançado há dez anos, agora numa variante 100% elétrica. Oliver Blume, presidente do conselho executivo da marca, afirma que “estamos a elevar o Macan a um nível completamente novo – com a excecional E-Performance, o novo Driver Experience e um design impressionante”.

A fabricante usou a mais recente geração de motores elétricos PSM nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar uma maior eficiência, bem como uma reprodutividade de potência otimizada. O Macan 4, em combinação com o Launch Control, debita até 300 kW (408 CV), com o Macan Turbo a chegar aos 470 kW (639 CV). A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 5,2 e 3,3, segundos, respetivamente, e as velocidades máximas são de 220 e 260 km/h.

Por dentro, a bateria de alta voltagem (HV) é um componente central da nova Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 Volts. O carregamento dos 10 aos 80% pode ser feito em 21 minutos, num posto rápido adequado. Durante a condução, podem ser recuperados até 240 kW de energia através dos motores elétricos. O comunicado de imprensa destaca a utilização de uma Integrated Power Box, que poupa peso e espaço, combinando três compontes: carregador de bordo AC, conversor de calor de alta voltagem e o conversor DC/DC.

Por fora, este modelo traz um visual mais dinâmico e dominante: “O novo Macan é claramente reconhecível pela sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche (…) O design não deixa dúvidas: o Macan continua a ser o automóvel desportivo do seu segmento, mesmo na forma elétrica”.

Além do foco no desempenho, a Porsche preocupou-se também em aumentar a funcionalidade diária, escolhendo equipamentos de alta qualidade e uma configuração espaçosa: mediante o modelo e equipamento, a capacidade da bagageira traseira é de 540 litros e há uma segunda bagageira sob o capô com capacidade de 84 litros. Com os bancos traseiros completamente rebatidos, a capacidade aumenta para os 1348 litros.

No painel, encontramos três ecrãs, incluindo o painel de instrumentos curvo (12,6 polegadas) e o ecrã central de 10,9 polegadas, com o passageiro dianteiro a poder ver e controlar o sistema de infotenimento através do seu ecrã de 10,9 polegadas (opcional). A Porsche Driver Experience deste modelo inclui um head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada que integra elementos visuais, como setas de navegação, sobrepostas ao mundo real.

Os novos modelos estão já disponíveis para encomenda, com preços desde 86.793€ para o Macan 4 e 118.846€ no Macan Turbo e as primeiras entregas a estarem marcadas para o segundo semestre do ano.

Ler artigo completo