Porto de Antuérpia quebra recorde de apreensões de cocaína em 2023

4 meses atrás 42

Em 2023, as autoridades belgas apreenderam 116 toneladas de cocaína no porto de Antuérpia, na Bélgica, o que significa um novo recorde de apreensões neste porto.

A afirmação foi feita pelo ministro das Finanças da Bélgica, Vincent Van Peteghem, na quarta-feira, durante uma visita ao porto de Vlissingen, nos Países Baixos, citado pelo jornal Le Soir.

Van Peteghem celebrou o facto de as apreensões de cocaína baterem recordes ano após ano neste porto, assegurando que o governo federal tem investido em "pessoas e recursos para as alfândegas".

Em toda a Bélgica, foram apreendidas, em 2023, 121 toneladas de cocaína (116 em Antuérpia e 5 em Zeebrugge), o que significa um crescimento face a 2022, quando foram apreendidas 110 toneladas da droga.

Segundo o Le Soir, o porto de Antuérpia é muito popular entre traficantes sul-americanos de cocaína, estando a Colômbia, o Equador e o Panamá no topo da lista de países de origem dos estupefacientes.

O ministro belga realçou o trabalho conjunto com as autoridades neerlandeses na luta contra o tráfico de estupefacientes. As autoridades dos Países Baixos, diz o mesmo jornal, apreenderam quase 60 toneladas de cocaína no ano passado, tendo as maiores quantidades sido encontradas nos portos de Roterdão e Vlissingen.

Leia Também: Grupo desmantelado em Espanha usava embarcações feitas em Portugal

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo