O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) declarou, esta terça-feira, na rede social X (antigo Twitter) que Portugal apoiará a Ucrânia "pelo tempo que for necessário até à vitória".
"Estaremos ativos no plano bilateral, apoiando a Ucrânia pelo tempo que for necessário até à vitória", lê-se no tweet.
Na mesma publicação, o MNE acrescentou que, "sendo uma voz ativa na União Europeia (UE)", apoiará a Ucrânia "no processo de adesão" à UE, assim como "no processo de aproximação à NATO".
As declarações de João Gomes Cravinho, que está de visita à Ucrânia, surgem após reunião com o homólogo ucraniano Dmytro Kuleba.
Recorde-se que tanto o ministro dos Negócios Estrangeiros, como o ministro da Educação, João Costa, chegaram na manhã de segunda-feira a Kiev, para uma visita de dois dias, ao longo da qual não só tiveram reuniões com os seus homólogos, como foram recebidos pelo Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Estaremos ativos no plano bilateral, apoiando a Ucrânia pelo tempo que for necessário até à vitória; sendo uma voz ativa na UE, apoiando no processo de adesão; e apoiando no processo de aproximação à NATO - MNE @joaocravinho após reunião com o homólogo ucraniano @DmytroKuleba. pic.twitter.com/JgCJa8dDxt
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) February 6, 2024Leia Também: Portugal compromete-se com escola ucraniana destruída pelo "horror" russo