Portugal bate fora Ucrânia e alimenta sonho EuroBasket

6 meses atrás 45

Difícil, saboroso e importante para o objetivo EuroBasket 2025. Após o desaire contra Israel, Portugal encerrou a primeira janela da qualificação com um triunfo frente à Ucrânia por 77-79, em partida disputada na casa emprestada da seleção de Leste.

Em Riga, ambas as seleções sabiam da importância do encontro após as derrotas na abertura do grupo. Portugal teve uma entrada forte, com um Miguel Queiroz - a principal figura dos comandados de Mário Gomes - inspirado e o lançamento exterior a aparecer, ao contrário do encontro da passada quinta-feira.

A vantagem de 15 pontos ao intervalo rapidamente foi diluída pela força ucraniana no terceiro quarto. A equipa lusa teve de sofrer e, nos momentos de grande decisão, Travante Williams fez a diferença. Além dois nomes já referidos, destaque para a excelente prestação de Diogo Gameiro (12 pontos), que não tinha sido utilizado frente a Israel.

As três melhores seleções classificadas neste grupo avançam para o EuroBasket 2025, prova que Portugal não disputa desde 2011. Na próxima janela competitiva, em novembro, há duplo confronto com a poderosa Eslovénia, país que completa o grupo A.

Ler artigo completo