Portugal com seis atletas em Gangwon2024

8 meses atrás 67

Os portugueses partem esta quarta-feira para a Coreia do Sul Reuters

Portugal participa com o maior número atletas de sempre, seis, nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que decorrem entre 19 de janeiro e 2 de fevereiro e onde se estreia na patinagem de velocidade no gelo.

O chefe de missão, Pedro Flávio, sublinhou, em declarações à agência Lusa, que as grandes alterações na Coreia do Sul em relação às duas anteriores participações, Lillehammer2016 e Lausane2020, são a comitiva lusa apresentar-se “com o triplo dos atletas e uma outra modalidade” além do esqui alpino.

Nahia Vieira da Fonte e Emeric Guerillot, ambos de 16 anos e residentes em França, estão no primeiro ano a competir em provas que pontuam para o ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS).

No esqui alpino, os dois atletas participam nas provas de Super G, dia 21, e combinado alpino, dia 22. Nahia Fonte no slalom gigante feminino dia 23, Emeric no slalom gigante masculino, a atleta portuguesa volta a entrar em prova no slalom feminino dia 25 e o esquiador masculino no mesmo dia, também no slalom.

A competição realiza-se na Aldeia Olímpica de Jeongseon High 1 e Pedro Flávio, também presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), adianta que os objetivos no esqui passam por “estar nos 40 primeiros classificados e, se algum dos atletas conseguir um top-30, seria extraordinário”, sendo que o slalom é a disciplina em que são depositadas maiores esperanças.

Com a modalidade representada pela primeira vez, o chefe de missão acentuou que na patinagem de velocidade no gelo Portugal foi um dos 14 países a conseguir qualificar quatro atletas, a quota máxima permitida, “com tantos atletas quanto as maiores potências mundiais”.

Os quatro patinadores são Jéssica Rodrigues, de 17 anos, Francisca Henriques, 16 anos, Martim Vieira, de 16 anos, e Manuel Piteira, de 15 anos, todos residentes em Portugal e que começaram o seu percurso com rodas nos pés.

Os atletas portugueses competem nos 500 metros dia 22, nos 1500 metros dia 23, na corrida de ‘mass start’ dia 26 e, caso se consigam apurar nos 500 metros, entram em pista dia 25 para a estafeta mista.

Os atletas de patinagem ficam alojados na Aldeia Olímpica de Gangneung, a hora e meia de distância dos esquiadores.

Os esquiadores têm feito a sua preparação em França, Manuel Piteira, Martim Vieira e Francisca Rodrigues na Holanda e Jéssica Rodrigues na Alemanha.

A comitiva, composta por 11 pessoas, parte esta quarta-feira para a Coreia do Sul.

Ler artigo completo