”Portugal é dos países mais bem posicionados para a transição energética”

9 meses atrás 89

Helena Azevedo: A presidente da Comissão Executiva do Sustentável 2030 diz que para se atingir a transição energética é preciso apostar no aumento da produção de energias renováveis, no transporte público e na ferrovia, e na descarbonização das frotas de autocarros.

O Sustentável 2030 terá 3,1 mil milhões de euros de financiamento europeu (Fundo de Coesão) para enfrentar os desafios da transição energética e climática e cumprir o objetivo de atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para a Região Autónoma da Madeira vão cair 136 milhões de euros para a adaptação às alterações climáticas, a proteção e defesa do litoral e a proteção civil e gestão integrada de riscos.

A presidente da Comissão Executiva do Sustentável 2030, Helena Azevedo, considera que Portugal “é um dos países mais bem posicionados neste longo caminho” para a transição energética que “é muito exigente” e admite que as verbas para a Madeira possam aumentar, numa fase em que o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, já alertou que as verbas deste programa não vão chegar para as necessidades da Região Autónoma.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 5 de janeiro.

Ler artigo completo